"Nasci com uma mutação genética chamada displasia ectodérmica, que afeta o meu cabelo, os dentes, a pele e as unhas", conta à estação de televisão britânica BBC.
Melanie Gaydos participou este ano em vários desfiles da semana de moda de Nova Iorque e foi requisitada para dezenas de sessões fotográficas, pousando para a objetiva das centenas de fotógrafos que todos os anos invadem a Big Apple nesta altura do ano.
Mas Melanie Gaydos despertou a atenção dos jornalistas sobretudo pelo sucesso que obteve, sendo ela uma modelo com uma condição genética rara que a diferencia do resto dos rostos nas passarelas e capas de revistas.
A vida de Melanie Gaydos nem sempre foi fácil
"Uma de minhas lembranças mais antigas é a de um estranho a olhar-me e a fazer perguntas à minha família sobre mim", recorda.
A vida de Melanie Gaydos nem sempre foi fácil. "Não entendia por que me olhavam daquela forma. E quando era criança, também não percebia por que me tratavam de maneira diferente. Na escola as crianças tinham medo de mim. Realmente não cheguei a ter amigos quando era criança e adolescente", descreve.
A mutação genética de Melanie Gaydos aconteceu ainda no útero da mãe, quando as células iniciais se começaram a dividir em células especializadas ou diferenciadas, num processo conhecido por diferenciação celular.
Normalmente as células dividem-se em três camadas: as células da camada interior darão origem ao fígado e aos intestinos, as da camada média transformam-se em rins, músculos, ossos e sangue, e as da camada exterior do embrião originam a pele, cabelo, glândulas sudoríparas e unhas. Nesta modelo, essa camada exterior não se chegou a desenvolver seria suposto.
Melanie Gaydos nunca soube exatamente que anomalia genética tinha desenvolvido na barriga da mãe.
Porém, um exame genético recente confirmou que foi uma alteração no gene TP63. Essa alteração não é uma variação normal e nunca tinha sido antes detetada - trata-se de uma nova forma de displasia ectodérmica.
Isso faz com que Melanie Gaydos seja única, até na sua alteração genética.
"Sinto-me bonita, sou assim e amo a minha vida", rematou em declarações à referida estação de televisão.
Comentários