Escolher o que vestir para um casamento não precisa de ser uma dor de cabeça. Acredite que esta tarefa é muito mais fácil se souber as seguintes regras e truques. Por isso, fique a conhecer as nossas dicas e tenha um dress code exemplar.

- O mais formal é o “black tie”. Nste caso é impossível fugir do smoking preto, com a camisa branca e da gravata borboleta preta. É muito importante que não se esqueça da faixa ou do colete preto e dos sapatos estilo oxford. Este look é adequado para casamentos noturnos.

- Se não é mesmo fã de smoking pode tentar uma variante um pouco mais casual. Nesse caso, troque o smoking pelo fato preto e o laço por uma gravata, de resto só precisa de manter os sapatos.

- O look semi-formal é o mais comum e aquele que deve seguir caso não exista nada estabelecido. Escolha o fato, a camisa e os sapatos de acordo com a hora da cerimónia, ou seja, quanto mais tarde começar mais escuro deve ser. Para os homens que não gostam de se aperaltar, o estilo casual é ideal e acaba por ser aquele que lhe dá mais liberdade. Não precisa de vestir um fato, pode optar apenas por um blazer do material que quiser e conjugá-los com umas calças à escolha. A gravata passa a ser opcional e a camisa fica, mais uma vez, ao seu critério. No entanto, é importante ter em mente que é um casamento e que o seu look nunca deve ser considerado desrespeitoso.

- Existem alguns locais que pedem outfits adaptados. Por exemplo se tiver a sorte de ser convidado para um casamento na praia aposte em roupa fresca, casual e clara. Já no campo, a ocasião é perfeita para as cores fortes e chapéus.

- Deve te muita atenção a certos acessórios como coletes, óculos de sol, relógios de bolso e suspensórios. É importante mencionar que caso o noivo seja membro das forças armadas, pode optar por utilizar a sua farda. Nesta situação os convidados que também sejam podem e devem, seguir o mesmo registo.

- Para o noivo a decisão é desde logo mais simples pois acaba por ser o casal a definir o dress code da cerimónia. No entanto é preciso conhecer os diferentes tipos de indumentárias e ter sempre presente que o noivo deve ser, a seguir à noiva, o centro das atenções.

- Se for apenas convidado deve sempre adotar a indumentária estabelecida pelos noivos. Geralmente esta informação está presente no convite, mas se não for esse o caso tente perceber pela hora e pelo local do evento.

- Na galeria conheça algumas das peças essenciais que têm de ter no seu armário para estar pronto para qualquer ocasião.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.