Por vezes os dias passam a correr e o tempo de lavar o cabelo acaba por não existir. Seja por aparecer um convite inesperado para alguma saída, porque se está muito cansado ou quando se chega a casa e só apetece ir dormir, o champô seco é perfeito e é super simples de colocar.

O champô acaba por dar mais volume e textura ao cabelo, pois os seus componentes retiram a oleosidade do cabelo. Infelizmente esse champô não calha bem na carteira de muitas mulheres, por isso as receitas caseiras começaram a aparecer. Apesar do produto não ser igual ao original, tem um efeito muito semelhante e por um preço mais barato.

Receita Básica (champô seco de amido de milho):

O amido de milho é um dos ingredientes mais usados nos champôs secos, pois é ele que ajuda a absorver a oleosidade do cabelo. Ele aparece em praticamente todas as receitas, sendo que o que varia são os restantes produtos misturados com o amido.

Ingredientes:

- 2 colheres de sopa de amido de milho;
- 1 colher de chá de fermento em pó;
- canela em pó (opcional);
- cacau em pó sem açúcar (opcional);
- 6 a 10 gotas de óleo essencial à sua escolha (opcional).

Preparação:

Misture os 2 ingredientes principais (o amido e o fermento). Se tiver cabelo castanho ou preto, acrescente até 2 colheres de cacau em pó (quanto mais escuro mais cacau em pó deve pôr). Se o seu cabelo for ruivo use canela em pó. Assim, o produto final ficará com a cor mais parecida ao seu cabelo. Caso também queira perfumar o seu cabelo, misture gotas de óleo essencial (a não ser que o seu cabelo já seja bastante oleoso por natureza). De seguida passe pela peneira para que o pó fique fino e solto. Por fim coloque o resultado num recipiente de fácil aplicação (como um saleiro). Para um melhor resultado, acrescente alguns grãos de arroz cru para deixar a mistura mais solta, evitando também a humidade.

Receita Perfumada (champô seco com pó de talco):

O pó de talco para além de servir como absorvente, também serve como perfume (principalmente se for o dos bebés). Essa dupla função faz com que não seja necessário adicionar aquelas gotas de óleo para deixar o cabelo mais cheiroso.

Ingredientes:

-2 colheres de sopa de amido de milho;
- 1 colher de sopa de pó de talco.

Preparação:

Misture os dois ingredientes e, tal como na receita anterior, se quiser junte o cacau ou a canela em pó. O senão de adicionar esses ingredientes é devido ao facto deles já terem um cheiro muito característico, o que pode abafar o cheiro do pó de talco.

Receita Cabelos Não Pintados (champô seco com bicarbonato de sódio):

Seja para que fim for, o bicarbonato de sódio é sempre um bom produto de limpeza. Para além disso, ele também consegue tirar o químico dos cabelos. Por isso, se tiver cabelos pintados, com alisamento ou com outro químico qualquer, esta receita não é a mais adequada. Novamente, também o bicarbonato ajuda a retirar a oleosidade.

Ingredientes:

- 2 colheres de sopa de amido de milho;
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Preparação:

Misture ambos os ingredientes, coloque o produto na peneira e ponha num recipiente com os grãos de arroz cru.
Aplique o champô na raiz do cabelo e esfregue até que o pó desapareça completamente.

Receita Champô seco com argila:

A argila serve também como absorvente, assim como o pó de talco, o bicarbonato e o amido de milho já referidos.

Ingredientes:

- 2 colheres de sopa de argila branca bentonita;
- 2 colheres de sopa de amido de milho;
- 5 a 10 gotas de óleo essencial (opcional);
- 1 frasco escuro para guardar a mistura.

Preparação:

Misture a argila, o amido e o óleo. Pode adicionar o cacau ou a canela se desejar.
Passe o resultado na peneira 2 vezes e guarde-o num frasco escuro com alguns grãos de arroz cru. O facto de o manter num frasco escuro irá ajudar a manter as propriedade da argila (caso não tenha um frasco desses, tente guardar num local escuro). Aplique de igual forma, desde o couro cabeludo até ao comprimento da oleosidade, esfregando e espalhando o produto até que já não seja visível.

Receita Fácil Aplicação (champô seco em versão spray):

Se não se dá bem com a versão do champô em pó, esta alternativa é a solução para si.

Ingredientes:

- 2 colheres de sopa de amido de milho (para as loiras);
- 2 colheres de cacau em pó sem açúcar (para as morenas);
- 2 colheres de canela em pó (para as ruivas);
- Meio copo de água;
- 2 colheres de sopa de álcool (para cabelos muito oleosos) ou meio copo de vodka (para cabelos menos oleosos);
- 6 a 10 gotas de óleo essencial (opcional).

Preparação:

Primeiro misture todos os ingredientes num borrifador e agite. Sempre que for utilizar o spray tem de agitar bem o borrifador. De seguida é só aplicar como já referido. Neste caso, a vodka ou o álcool vai fazer com que o produto, apesar de ser mais líquido, seque rapidamente.
Junte-se à tendência dos tempos modernos e use este champô que é a solução para as alturas mais complicadas. Apesar disso, não se esqueça que o champô não limpa o cabelo, apenas disfarça a oleosidade. O seu maior benefício é o facto do seu cabelo conseguir durar mais dias sem ter de ser lavado.