Todas já fomos culpadas de guardar aquele batom que tão pouco usámos, ou a máscara de pestanas que ainda tinha produto na gaveta da maquilhagem mais tempo do que o suposto.

Os produtos de maquilhagem têm, de facto, um prazo de validade bastante curto, sendo muito importante respeitá-los, pois ao entrarem em contato com a nossa pele, passada a sua data, podem criar irritações ou inflamações indesejáveis. Assim que comprar um novo produto, não deite fora a embalagem, porque é nela que vai estar um símbolo com o número de meses de validade, que começa a contar a partir do momento que abre o produto e o utiliza.

Tente lembrar-se há quanto tempo comprou aquele produto, e assim, quando passar a validade deite-o fora. Se não tiver grande memória para estas coisas cole um papel na parte de trás com a data em que o abriu ou com a data em que termina o prazo de validade e assim será mais fácil.

Tal como qualquer produto de cosmética, é importante guardar e conserva-los em condições, manter as caixas/embalagens bem fechadas e num ambiente neutro, nem muito húmido nem muito seco. Na maioria dos casos, seja através do cheiro e da textura, é fácil de identificar quando os produtos já não estão bons. Na dúvida substitua-o por um novo, para evitar infeções e irritações na sua pele. Na verdade, qualquer produto pode causar alergia mesmo estando dentro do prazo de validade, variando de acordo com os tipos de pele (algumas são bastante sensíveis e devem usar produtos específicos).

Além de ter atenção à data de validade, consegue evitar vários problemas ao verificar a aparência do produto, como é o caso da consistência, da cor e do cheiro. Quer um exemplo? O champô pode mudar a homogeneidade e decantar. O creme hidratante, às vezes, fica muito líquido, assim como o condicionador. Em compensação, os pós, como sombra, blush e base podem começar a esfarelar e ficar mais opacos. Os ingredientes dos cosméticos só garantem a integridade do produto até um certo limite de tempo.

O que acontece à nossa pele quando se usa um produto fora do prazo?

O mais normal é sentir comichão e ficar com a pele mais avermelhada, mas a situação pode piorar bastante quando o produto fora do prazo atinge a mucosa da pele. Por exemplo, um lápis delineador de olhos pode até causar uma infeção, ficando com os olhos vermelhos e, momentaneamente, com a visão prejudicada. Além disso, algo mais grave pode acontecer: infeção fúngica que causa danos sérios na córnea. Se houver lesão na pele, como uma borbulha, o problema provocado por um cosmético fora de prazo torna-se ainda mais grave, prejudicando a infeção já existente. Quando estes artigos são usados no cabelo, as probabilidades de ter caspa aumentam porque não estão a limpá-lo, perdendo brilho e suavidade.

De qualquer maneira, é importe ter em mente as diferentes validades de cada tipo de produto, que também podem variar de marca para marca. Existe, no entanto, uma média do timing de uso para cada produto:

- Esponja de maquilhagem: 2 a 3 meses. As esponjas, tal como os pincéis, acumulam muitas bactérias, por isso, é necessário um cuidado extra de higiene.

- Máscara de pestanas: 3 a 6 meses. Este é um produto a que deve prestar muita atenção para não apanhar conjuntivites. Esteja atenta à sua textura para saber se ainda está boa.

- Eyeliner Líquido: 6 meses a 1 ano.

- Bases: 6 meses a 1 ano. No caso das bases, a validade pode variar de acordo com o tipo de produto, se é líquida, em pó ou creme.

- Corretor de olheiras: 6 meses a 1 ano

- Sombras de olhos: 1 ano. Tal como as bases, a validade varia de acordo com o tipo sombra e textura.

- Gloss: 1 ano

- Pós: 1 ano a 2 anos

- Lápis de olhos, contorno de lábios e batons: 2 anos.

É importante que siga algumas dicas fundamentais para poder utilizar a sua maquilhagem com toda a segurança:

- Não utilize nenhum produto sobre a pele irritada ou magoada (a menos que o seu dermatologista recomende);

- Se a pele ficar irritada, interrompa o uso do produto imediatamente e procure um dermatologista para orientação;

- Mantenha os cosméticos bem fechados quando não estiver a usá-los;

- Evite emprestar os seus produtos, principalmente batons e lápis. Eles servem como veículo de transmissão de vírus, bactérias ou fungos;

- Se emprestar algum pincel, lave-o antes de usar novamente;

- Mantenha os cosméticos longe do sol e calor. A luz e a alta temperatura podem matar os conservantes que ajudam a combater as bactérias. Por esse motivo, não os deve deixar por muito tempo num local quente ou guardá-los na casa de banho.

No entanto, é importante ter em conta que ao primeiro sinal de irritação, deve agendar uma visita ao seu médico.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.