Ainda que semelhantes, waterproof e water resistant não significam o mesmo. Os produtos waterproof têm mais resistência do que os water resistant. Por exemplo, se molhar as pestanas maquilhadas com rímel water resistant, e não esfregar os olhos, o rímel mantém-se. Com um rímel waterproof , pode tomar banho ou duche, e até esfregar os olhos. Mas, neste caso, vai necessitar de um leite de limpeza especial para maquilhagem waterproof.

Os produtos à prova de água para o cabelo, em gel ou espuma, formam uma película invisível que envolve os cabelos e os isola dos agentes externos, protegendo-os do sal, do cloro e também do sol. Ainda que as férias sejam a ocasião para deixar de lado a sofisticação urbana, deixando a pele respirar e renovar-se, a maquilhagem waterproof também resiste ao suor causado pelo calor na praia ou na discoteca.

No entanto recomendamos só os toques mínimos para animar o rosto. Um pouco de rímel, uma sombra de olhos ligeira e um lápis de cor para os lábios. Sobre a pele, um autobronzeador reforça ou dá o tom dourado que dispensa maquilhagem. Saiba, de seguida, quais as características e as formas de aplicação mais eficazes. Estes são os principais benefícios da utilização destes produtos:

- Suaves e confortáveis, repelem a água, doce e salgada. Alguns são impermeáveis à transpiração.

- Resistem à prática dos desportos aquáticos e mantêm-se impecáveis ao longo de um interminável dia na praia.

- Mantêm a salvo o seu cabelo e a pele, com todas as pinturas de guerra, atuando como um filme protetor que previne a desidratação e o desgaste provocados pelo sal, areia e cloro.

- Aplicam-se como qualquer outro cosmético, mas têm a vantagem de se manterem inalteráveis por muito mais tempo, evitando os retoques cada vez que sair da água.

- Elaborados a partir de azeites e óleos vegetais, com a sua conhecida capacidade de repelir a água, os novos cosméticos conseguiram fórmulas mais ligeiras, a partir de novos métodos de fabricação e da integração de novos elementos ativos, sem a untuosidade desagradável, mas igualmente efectivos.

Conselhos de aplicação

Apresentamos agora alguns truques para aumentar a estabilidade dos produtos waterproof:

- Antes de aplicar uma base resistente à água, aplique um creme hidratante suave, mas deixe secar bem.

- Antes de aplicar o rímel à prova de água, aplique um creme de contorno dos olhos oil-free, para que o rímel não esborrate.

- Antes da sombra dos olhos, aplique um creme estabilizador com efeito mate, assim evitará as inestéticas riscas na pálpebra. Use pouca sombra e muito bem difundida.

- Os batons de longa duração suportam bem o contacto com a água. No entanto recomendamos que delineie primeiro o contorno dos lábios com um batom em lápis e depois aplique o outro. Para maior segurança, pode também aplicar previamente um creme fixador.

- Pela delicadeza e sensibilidade desta zona, recomendamos que aplique sobre o batom, e ainda mais sobre os lábios não maquilhados, um protector solar de alto coeficiente para prevenir o incómodo e inestético herpes labial.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.