Uma fragrância de alta qualidade tem de durar mais que as outras. Os frascos de 'testers' têm produto de qualidade inferior. As reedições nunca são tão boas como as originais. Estas e outras afirmações, ainda que não chateiem ninguém nem causem mossa, são comuns quando é altura de comprar um novo perfume ou até numa conversa banal. Saiba mais alguns mitos e desconstrua-os da sua cabeça.

Testers diferentes do original

Não é verdade! A questão é que a fragrância pode ser interpretada de maneira diferente, ou seja, está a ser testada numa tira de papel em vez de aplicado na pele onde o cheiro vai por certo ser diferente, não se dá tempo da fragrância “abrir” - sim, muito semelhante ao vinho – e por vezes, a envolvência de cheiros em redor também pode minar o cheiro verdadeiro.
Faça o seguinte, se está a pensar comprar algum, mais vale experimentar e testar no seu pulso ou cotovelo e ver como corre durante todo o dia.

Colónias são para homens e perfumes para mulheres

Errado! Já para não falar que do gosto pessoal de cada um, tudo depende das diferentes com concentrações das substâncias aromáticas, ou seja, colónias, 'eau de toilette', 'eau de parfum' ou 'parfum' nada têm a ver com o género da pessoa. Senão vejamos:
Água de colónia – tem uma menor concentração de substâncias aromáticas: de 2 a 5% (em 70 a 80% de álcool);
Eau de toilette – tem cerca de 5 a 15% de substâncias aromáticas;
Eau de parfum – de 10 a 20%;
Parfum – contém cerca de 15 a 40% de substâncias ativas e por isso são mais caros e duradouros, aconselhando-se um uso mais moderado.

Duty free vs lojas comerciais

Há também um mito relacionado com isto e achar-se que nas perfumarias livres de impostos os produtos são melhores. Ora, os produtos vêm da mesma fonte e, quanto muito, em determinadas lojas online ou em algumas pouco conhecidas é que se podem revelar um logro, uma vez que podem ser falsificações.

O perfume só deve ser aplicado na pele

Nada disso! Faça a experiência e sinta onde ele “abre” e revela melhor. Pode ser no cabelo ou em qualquer peça de roupa, por exemplo. No caso da roupa tenha em atenção com a branca, uma vez que pode manchar.

Vaporizar e colocar-se debaixo da “nuvem” tem melhores resultados

Também, mas não só e, mais uma vez, depende de pessoa para pessoa. Por exemplo, ao aplicar o perfume nas zonas de pulsação, como os pulsos, na dobra dos cotovelos, atrás das orelhas e dos joelhos, vai sentir o perfume mais ativo. Estes pontos têm a temperatura corporal ligeiramente superior o que contribui para o tal “abrir” do cheiro.
Na senda, colocar nos pulsos e esfregar a achar que as notas altas desaparecem, é outro mito. As notas superiores evaporam mais rapidamente, mas o cheiro não desaparece.

Usar uma única fragrância para ser associado sempre a ela

Bom... esta ideia é bem antiga e nos dias de hoje, bem aborrecida. Não se coíba de ter uma panóplia variada, caso goste, para diferentes situações e ocasiões. Notas quentes para o inverno e mais frescas no verão, para uma saída romântica, para descontrair no fim de semana, enfim... escolha as suas prediletas.

O perfume tem uma duração limitada

Depende! É claro que se notar que o seu mudou de cheiro ou está meio turvo, o melhor é colocá-lo de lado, no entanto, há perfumes que chegam a durar décadas. O sistema de preenchimento de um frasco é feito com pressão e o líquido fica completamente protegido do contato com o ar, o que ajuda substancialmente a prolongar a vida útil do mesmo. Agora, há que ter alguns cuidados. Colocado dentro da caixa e guardado num local escuro e ameno, é a melhor opção. Humidades, contato com a luz solar ou na casa de banho, não são opções viáveis.

Se é de qualidade, a fixação é forte

Não! Tudo tem a ver com a composição e com a forma como os componentes evaporam. Por exemplo, se um perfume é composto por substâncias voláteis, não esteja à espera que dure, no entanto, não significa que não seja de qualidade.
Caso esteja interessado em algo duradouro, deve escolher fragrâncias orientais, amadeiradas e almíscaradas.

Preço alto é sinónimo de qualidade

Por favor... nos dias que correm isto não faz qualquer sentido! Uma vez mais, tudo depende do gosto de cada um. Há perfumes mais em conta que fazem as alegrias de muita gente e, não se esqueça, o preço elevado não garante qualidade e tem igualmente a ver com todo o processo de marketing que está por trás.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.