Claro que não há milagres! Não vale a pena fazer a manicure dentro ou fora de casa e depois passar os restantes dias a fazer tarefas domésticas sem o mínimo de cuidados. Mas, se sente e nota que apesar de ter cuidado a lavar a louça, por exemplo, o seu verniz aguenta muito pouco tempo, tenha em atenção a algumas dicas que podem fazer a diferença.

Na senda, é também muito importante que tenha em atenção a sua saúde porque é difícil manter um esmalte bonito e em condições se as suas unhas estão frágeis e quebradiças. Por norma isto é sinal de alguma carência de vitaminas ou outro problema de saúde e aí nada como consultar um especialista.

Qualidade do produto

Quando são novos e de boa qualidade, a probabilidade de se manterem por mais tempo e com uma cor bonita, é grande. Com o tempo o verniz engrossa, perde o brilho e mais facilmente quebram e saltam da unha. Para evitar o desperdício e a pena de ter de deitar fora um frasco de verniz, tem duas opções: comprar as versões mais pequenas ou então colocar umas gotas de óleo de banana, uma vez que ajuda a conservar a qualidade do verniz. Também é sempre conveniente não o deixar muito tempo aberto ou exposto ao sol.

Polir e limar as unhas

Limar bem as unhas só tem benesses. Para além de as deixar fortalecidas, vai permitir que não fique nenhuma 'ponta solta' capaz de fazer saltar algum bocado de verniz. O polimento vai ajudar a minimizar as ondulações da superfície das unhas ou de quebra, aumentando o poder de fixação, e ainda proporciona um brilho extra. O mesmo deve ser feito de vez em quando e não de forma exagerada, uma vez que o excesso pode remover a queratina e faz com que as unhas fiquem mais finas e, por conseguinte, pode deixá-las fracas e quebradiças.

Limpar as unhas

Basta lavar bem as mãos, nomeadamente as unhas, para retirar qualquer tipo de resquício de oleosidade, creme, pó do polimento, etc...

Pintar

Antes de o fazer pode usar uma base de unhas que é, nada mais nada menos, que um verniz incolor ou optar por um dois em um, como o endurecedor de unhas. Ao pintar tenha em atenção ao excesso: a primeira camada deve ser bem fina e a seguinte com um pouco mais, mas sem nunca exagerar.

Finalizar

O ideal será usar um top coat para garantir um resultado mais homogéneo, para proteger o esmalte e ainda serve para retocar e dar mais brilho nos dias seguintes.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.