Você é, em grande parte, responsável pelas rugas que tem (ou vai ter). Se usar os cremes certos, na altura certa, conseguirá travar com maior sucesso o avanço das marcas da idade.

Conhece a expressão «cada um tem o que merece»? Pois bem, no que diz respeito à juventude da pele é precisamente isso que se passa. Quanto melhor cuidar dela, maior a probabilidade de a manter jovem e saudável.

E quanto mais cedo iniciar uma rotina de cuidados diários, melhor ainda, porque a maior parte dos cosméticos são mais eficazes quando utilizados numa perspectiva preventiva (e não curativa).

Aos 20 anos

Até ao final desta década, o processo de renovação celular é rápido e eficaz. A elastina e o colagénio, fibras que ajudam a sustentar a pele, são produzidas em grande quantidade, garantindo-lhe firmeza e elasticidade. Preserve o seu capital de juventude, limpando e hidratando a pele todos os dias (de manhã e à noite) com produtos adaptados ao seu tipo de pele.

Faça esfoliação uma vez por semana para eliminar as células mortas. Na zona do contorno dos olhos utilize fórmulas descongestionantes para prevenir papos e olheiras. A partir dos 28 anos, pode começar a usar cosméticos anti-idade ou antirrugas.

Aos 30 anos

O processo de regeneração da pele abranda, e as fibras que dão sustentação à pele começam a ser produzidas em menor quantidade. Os primeiros sinais de envelhecimento instalam-se progressivamente, começando pelo contorno ocular, pescoço e decote. Deve fazer limpeza, hidratação e proteção, que continuam a ser os gestos de beleza essenciais, mas agora com produtos de ação anti-idade.

Adicione à sua rotina um sérum, máscaras semanais (de hidratação, luminosidade, anti-stresse ou outras consoante a necessidade da sua pele) e comece a usar fórmulas reforçadas no contorno ocular, no pescoço e no decote, em particular à noite, para optimizar a renovação celular.

Aos 40 anos

O envelhecimento do rosto é mais notório. As rugas tornam-se mais vincadas e a pele denota maior secura e alguma flacidez. É também nesta idade que começam a surgir irregularidades na pigmentação da pele (manchas). Mantenha a rotina iniciada na década anterior, usando produtos de ação mais profunda e regeneradora. Invista em fórmulas de correcção direcionada, como as canetas antirrugas, para corrigir as rugas mais vincadas.

A partir dos 50 anos

A diminuição do nível estrogénios (menopausa) e a desorganização cada vez mais profunda da hipoderme (camada mais profunda da pele) provocam uma perda de harmonia dos volumes do rosto (as têmporas ficam mais fundas e as maçãs menos redondas) e acentuam a perda de firmeza.

Utilize apenas produtos indicados para pele madura, pois atuam não só sobre as rugas como ao nível da redensificação da pele. Privilegie também o uso de fórmulas com ação lifting.

Um cuidado transversal a todas as idades

80% do envelhecimento da pele é resultado das agressões externas, em particular a exposição ao sol. Por isso, se o seu creme de dia não incluir um filtro solar, deve aplicar (sempre!) um protetor, de fator não inferior a 15, antes de sair de casa. 365 dias por ano, sem exceção.

Texto: Fernanda Soares