O bronzeado continua a ser popular. Mas, dado o facto de a exposição aos raios solares vir acompanhada por danos na pele e por um risco aumentado de cancro, hoje em dia, existem muitas pessoas que optam pelos autobronzeadores.

Existem vários tipos de autobronzeadores, mas a novidade mais recente é o autobronzeamento em jacto, com pistola, usado nos institutos de beleza. No entanto, deve saber quais os riscos, as indicações, e conhecer a técnica utilizada, para que a aplicação seja a mais correcta, de modo a adquirir um bronzeado bonito e duradouro.

Este tipo de autobronzeamento também pode ser usado para fazer tatuagens temporárias, usando stencil com o desenho pretendido e aplicando o autobronzeador apenas no sítio escolhido. Uma opção muito divertida, tanto para o Inverno como para o Verão!

Saiba como funciona
A substância activa destes sprays é a dihydroxyacetone DHA, um aditivo de cor usado para bronzear o corpo. Esta é também a substância activa dos autobronzeadores aplicados em casa.

Assim durante a aplicação destes autobronzeadores em spray, deve ter em atenção algumas questões, nomeadamente: evitar respirar o produto durante o processo de aplicação; evitar a aplicação directa do produto na área dos olhos; usar um protector nos lábios e nas narinas para evitar o contacto com a membrana mucosa; verificar se o sítio onde é feita a aplicação é bem ventilado.

Leia a seguir: Como conseguir melhores resultados

Como conseguir melhores resultados
Existem vários sprays para os diferentes tipos de pele, mas o resultado final de um bronzeado com DHA dependerá da fórmula usada, da técnica de aplicação do operador, e do tipo de pele do cliente. Uma pele que tenha já sido agredida pelo sol, com cicatrizes ou envelhecida, não terá uma boa aceitação e o resultado final pode não ser o mais desejado.

Este tipo de bronzeamento pode durar de quatro dias a duas semanas, mas recomenda-se a reaplicação uma vez por semana.

Saiba quais as técnicas para conseguir um bronzeado duradouro e bonito:
Antes:
- Prepare a pele: limpe-a, remova a maquilhagem, não use desodorizantes ou hidratantes, esfolie a pele e faça a depilação um dia antes da aplicação. Isto evitará a aplicação desigual da cor.

Durante
- O produto tanto em spray profissional como os autobronzeadores que se colocam em casa, sejam em spray, ou em creme, devem ser aplicados em camadas finas para evitar um bronzeado desigual em áreas como os cotovelos, os tornozelos e os joelhos. Nestas áreas remove-se o excesso adicional da solução com um pano molhado de algodão.

Depois
- Lave as mãos imediatamente depois da aplicação deste tipo de produtos. para evitar manchas nas palmas das mãos.
- Para evitar manchar a roupa, espere alguns minutos até o produto secar, e de preferência use roupa escura.
- Não tome banho, nem nade pelo menos 12 horas (de preferência), após a aplicação do produto.
- Espere pelo menos cinco horas antes de fazer qualquer coisa que a faça transpirar.
- Evite calçar botas de cano alto depois da aplicação.
- Não use hidratante ou desodorizantes até 12 horas depois.
- Evite sentar-se em sofás de cabedal com cores claras, pois podem ficar manchados.

Manutenção
- Hidrate a pele regularmente.
- Evite tomar banhos e duches muito quentes.
- Depois do banho deve secar-se suavemente e não esfregar a toalha na pele.
- Evite as piscinas, por causa do cloro, que pode manchar o bronzeado.
- Tenha algum cuidado quando praticar exercício físico, pois o suor pode fazer com que o bronzeado desapareça mais rapidamente.
- Use um prolongador de bronzeado para fazer com este permanece por mais tempo.

Leia a seguir: Precauções e efeitos laterais

Precauções e efeitos laterais
O bronzeado com este tipo de substância não fornece protecção significativa. Apesar de escurecer a pele, esta continua susceptível aos raios UV prejudiciais.

Embora a fórmula destes produtos possa fornecer uma pequena protecção contra os UV, por conterem um factor de protecção adicional, o SPF indicado para tais soluções deve ser considerado apenas como efectivo durante algumas horas após a aplicação.

A DHA reage rapidamente na epiderme exterior que minimiza a absorção sistémica. A dermatite de contacto causada por DHA raramente foi relatada. A maioria das causas de sensibilidade deve-se, provavelmente, a outros ingredientes usados na preparação deste tipo de cosméticos, tais como os conservantes. As grávidas e as lactantes não devem usar este tipo de bronzeamento artificial.

DHA dihydroxyacetone
Esta substância não é absorvida através da pele. Foi descoberta pelos alemães nos anos 20, quando descobriram que ao entrar em contacto com a pele produzia uma cor acastanhada. O DHA faz parte das substâncias aprovadas pela FDA desde 1973, e tem vindo a ser usado em preparações cosméticas há quase 30 anos. O DHA carrega menos riscos de saúde do que todos os outros métodos para conseguir uma aparência bronzeada sem exposição ao sol.

Tempo de actuação
A acção bronzeadora aparece geralmente depois de uma hora da aplicação. A cor mais escura pode aparecer no máximo entre 8 a 24 horas. Um bronzeado artificial produzido por DHA durará até as células mortas da pele se renovarem, geralmente 5 a 7 dias, com uma única aplicação.

A formulação do produto

Existem muitas preparações autobronzeadoras que contêm DHA. As concentrações de DHA podem variar de 3 a 10%. Isto pode coincidir com as escalas de produto que definem as cores como claras, médias e escuras.

Um produto com uma concentração mais baixa (clara) pode ser melhor para novos utilizadores porque é mais fácil de ser aplicada e evita aplicações desiguais em superfícies ásperas. Algumas formulações contêm também hidratantes. As preparações baseadas em álcool serão mais apropriadas para usuários com pele oleosa.

Texto:
Stela Martins

Fotografia: