Para que a maquilhagem tenha o melhor dos resultados e para que consiga um look como aqueles que passa a vida a ver em revistas, na televisão ou nas redes sociais especializadas, é fundamental começar a maquilhagem pela aplicação de uma boa base ou fond-de-teint, como muitos também lhe chamam. A qualidade e a escolha adequada deste produto determinarão a diferença entre um rosto luminoso e um rosto mascarado.

Para que serve?

A base não se limita a dar cor. Tem várias outras funções:

- Unifica o tom. Ajuda a homogeneizar o tom de pele e a disfarçar imperfeições.

- Ajuda a fazer sobressair determinados traços. Ajuda a realçar as melhores feições e a dar mais luminosidade ao rosto.

- Mantém a maquilhagem. Serve para ajudar a maquilhagem que se coloca por cima a durar mais tempo. A base atua como um fixador que faz com que a maquilhagem não desapareça ao longo do dia.

Como saber a que me fica melhor?

A oferta é grande e não para de aumentar. Pode encontrar bases de maquilhagem líquidas, em creme, em pó... Para além disso, as bases podem conter fórmulas específicas para satisfazer as necessidades dos diferentes tipos de pele, de maneira que existem bases para pele sensível, para pele oleosa ou para pele seca e, até, específicas para peles com rosácea ou com cicatrizes. As que existem no mercado são:

- Fluídas

São muito fáceis de aplicar e dão um aspeto muito natural, com um acabamento acetinado e luminoso, à pele. São uma excelente opção para peles oleosas, já que a sua fórmula é mais aquosa e com pouco ou nenhum conteúdo de óleos.

- Compactas em creme

São espessas e cobrem mais, pelo que são ideais para camuflar imperfeições. Há que ter cuidado com as quantidades aplicadas, pois pode ficar com um aspeto artificial. É adequada para peles secas e normais.

- Compactas em pó

Utilizam-se nos casos em que a rapidez é necessária ou para fixar a maquilhagem já aplicada. São uma boa opção para peles oleosas, já que ajudam a diminuir os brilhos.

- Em stick

São práticas e fáceis de aplicar. Perfeitas para viagens ou levar no bolso e retocar-se em qualquer momento. São ideais para peles normais e secas.

- Cremes com cor

São mais ligeiros do que as bases de maquilhagem, ou seja, cobrem menos, já que se tratam, na realidade, de cremes hidratantes que incorporam cor para dar um tom natural mais homogéneo ao rosto.

Manual de instruções

3 conselhos de especialista que vão valorizar (ainda) mais a sua imagem:

1. Escolha um tom o mais parecido possível com o da sua pele.

2. Não se esqueça das orelhas e do pescoço e difumine as zonas de transição.

3. Aplique a base sob luz natural, para ver o resultado real no seu rosto.

Bases de maquilhagem que (também) cuidam da pele

Texto: Madalena Alçada Baptista

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.