Em comparação com a pele do rosto, a pele do corpo contém sete vezes menos glândulas sebáceas.
O filme hidrolipídico (ou sebo) produzido por estas glândulas é um agente hidratante natural que forma uma barreira contra as agressões assegurando ao mesmo tempo a elasticidade e a firmeza da pele.

A pele do corpo é sensível ao ressequimento e perde a sua firmeza com o passar do tempo. A situação piora devido ao calcário da água, exposição ao sol, e mesmo ao stress. Por isso, é indispensável hidratar a pele todos os dias, de preferência de manhã e à noite.

As conselheiras de beleza da L'Oréal aconselham a seguinte forma de aplicação de um creme hidratante:

  • Primeiro deve repartir o produto com pequenos toques sobre as pernas e as coxas;
  • De seguida, deve espalhar o produto, subindo do tornozelo em direcção à anca efectuando uma série de alisamentos alternando as duas mãos;
  • Prolongar o gesto até penetração total do produto;
  • Finalmente, deve efectuar o tratamento das zonas muito secas (com rugosidades e calosidades), com pequenos movimentos circulares fazendo pressão com os dedos sobre as zonas a tratar: calcanhares, joelhos e cotovelos.

Efeito "casca de laranja"

Variação de peso, desequilíbrio alimentar, fases da vida (adolescência, gravidez, menopausa...) e predisposições hereditárias são factores responsáveis pela celulite e pelo famoso "efeito casca de laranja" ao qual poucas mulheres escapam.

Este efeito "chapa ondulada" deve-se às celulas dita adiposas, situadas nas zonas de depósito de gordura principalmente ao nível das coxas e barriga. Estas células, sob o efeito, por exemplo, de um regime alimentar desequilibrado, podem triplicar de volume até 60 vezes mais... E as variações de peso provocam uma perda de elasticidade e um relaxamento cutâneo que torna a celulite ainda mais visível.

As conselheiras de beleza da L'Oréal criaram um gestual de aplicação, concebido para estimular a drenagem dos tecidos, favorecer a diminuição da celulite e reforçar do novo produto desta marca, o PerfectSlim:

  • Para facilitar a drenagem, elevar a perna, posando o pé em altura;
  • Posicionar as mãos no cimo da coxa com os polegares um contra o outro;
  • Os polegares ficam apoiados, imóveis, e os outros dedos juntam-se a eles exercendo uma pressão moderada;
  • Os movimentos fazem-se do início da coxa em direcção ao joelho.

Deve-se aplicar este produto 1 a 2 vezes por dia sobre as zonas a remodelar, durante 1 mês, no mínimo.

A exfoliação

A pele regenera-se por ciclos de 28 dias, mas com o tempo e o ressequimento cutâneo, este processo tem tendência a diminuir. As células mortas acumulam-se, a pele tem dificuldade em respirar e torna-se baça, menos lisa, menos rugosa.

Uma exfoliação regular favorece a eliminação das células mortas. Ao mesmo tempo a exfoliação corporal e a massagem manual favorecem a micro-circulação. A juntar a isto, a exfoliação torna a pele mais lisa, mais firme favorecendo ao mesmo tempo a renovação das células.

Fonte: L'Oréal

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.