BB e CC Cream, óleos desmaquilhantes à base de plantas medicinais, cremes de massagem, máscaras em tecido ou cremes impregnados em filtros UV... Todos estes produtos-tendência provam que a Ásia está a tomar as nossas casas-de-banho de assalto. Da Biotherm à Sephora, passando por La Roche-Posay ou Shiseido, todos os samurais da cosmética ocidental se têm inspirado nestes novos rituais. O motivo deste compromisso duradouro?

A promessa de uma pele perfeita, conseguida com gestos ancestrais, fórmulas de boticário e uma abordagem holística dos tratamentos de beleza! O layering, sobreposição de cuidados, é uma rotina milagrosa que as japonesas e coreanas partilham há séculos mas que nos custa a assimilar. Logo nós, rainhas da speed beauty! Para nossa sorte, os laboratórios cosméticos estão a reajustar os seus produtos.

As gamas que criam para o mercado asiático são adaptadas à pele e aos hábitos da mulher caucasiana. Mantêm-se os princípios mas simplificam-se rotinas e gestos. Além disso, a maioria das marcas passou a incluir proteção solar nos seus cuidados e duplicou a sensação de pureza e bem-estar proporcionada por estes cuidados high-tech multifacetados.

Em Portugal, lojas e centros de estética também começam a despertar para a nova vaga asiática. A Sephora, disponível em muitos dos centros comerciais nacionais, aposta no conceito Korean Beauty, que integra uma linha de produtos elaborados com «ingredientes originais, como o bambu e ginseng e com embalagens divertidas», refere o site da empresa. Vai conseguir resistir-lhes?

Estes são alguns dos produtos inspirados nos conceitos tradicionais da beleza asiática que mais fazem furor atualmente:

- Séruns fortalecedores

O seu objetivo é revitalizar a pele com uma infusão direcionada às células. Carregados de princípios ativos e com texturas mais finas do que as dos cremes, os séruns têm a capacidade de penetrar até ao coração das células. Escolha o seu em função das suas necessidades, que podem ser de hidratação, reparação, firmeza e/ou desintoxicação. As coreanas vão ainda mais longe e usam pré-séruns e pós-séruns que sobrepõem com filtros protetores anti-UV.

Se quiser aproximar-se delas multiplique cuidados e combine, por exemplo, um sérum antirrugas para o contorno dos olhos com um antioxidante para o rosto. Future Solution LX Superior Radiance Serum, da Shiseido, a nossa sugestão, é um sérum de textura fresca que melhora a qualidade da pele e aumenta a resistência contra a tonalidade irregular, aspeto baço e manchas.

- Limpeza otimizada

Inspire-se no saho japonês e remova as impurezas da pele com uma fórmula oleosa e outra aquosa. Os óleos desmaquilhantes não só não deixam a pele oleosa como dissolvem mais facilmente a maquilhagem, sobretudo os agentes gordurosos (cremes, óleos, pigmentos e por aí fora…) que a compõem. As partículas secas são eliminadas de seguida com água e um gel ou espuma.

Para finalizar, deve passar-se um algodão embebido em tónico ou loção pelo rosto. Huile Micelaire de Décleor é um dos produtos desta nova corrente que recomendamos. A textura fina deste óleo ultra sensorial desliza sobre a pele e dissolve eficazmente todas as impurezas, deixando-a completamente limpa.

Rêve de Miel Gel Nettoyant et Démaquillant Visage da Nuxe também materializa este novo conceito. Com uma fórmula livre de sabão, este gel de limpeza desmaquilhante suaviza e acalma a pele. Sensai Cellular Performance Lotion II, outra das nossas sugestões, é uma loção hidratante que prepara a pele para os cuidados posteriores. Para peles normais a muito secas, deve ser usada de manhã e à noite.

Veja na página seguinte: Fórmulas e produtos que iluminam e corrigem

- Infusão cutânea

Fazer penetrar profundamente e de forma otimizada as fórmulas cheias de princípios ativos é a missão das máscaras faciais. As de tecido estão muito em voga na Ásia e são muito apreciadas graças à sua eficácia. São embebidas numa grande quantidade de fórmula ativa, líquida, que cria uma película à superfície da pele. Esta aderência cria um efeito oclusivo que permite à pele absorver o seu cocktail até à última gota.

Seja cautelosa em relação a este gesto porque usar máscaras hidratantes a mais pode conduzir a surtos de acne ou oleosidade. Reserve-as, por isso, para os meses secos e frios e evite-as sempre que o tempo estiver húmido. Não se esqueça que países como a Coreia, que têm um clima mais seco, obrigam a uma hidratação mais frequente. A máscara Masque Tissu Visage Grenade Défatiguant Énergisant da Sephora, enriquecida com extrato natural de romã, reduz os sinais de fadiga, tonifica a pele e deixa-a energizada, fresca e radiante.

- Escudo epidérmico

O creme de cuidado funciona como um escudo que cria uma barreira perfeita entre o interior e o exterior. Preserva e fixa os princípios ativos e protege das agressões ambientais. Experimente aplicar algumas gotas de creme no rosto com pequenos movimentos a la kobido, massagem tradicional japonesa com características terapêuticas e benefícios estéticos. Os tecidos são oxigenados e os cerca de quarenta músculos que compõem o rosto relaxam.

Além disso, a massagem ilumina, regula a produção de sebo e aumenta a firmeza da pele. Em termos de produtos, sugerimos o Pink Perfect Crème da Erborian, um bálsamo rico em ingredientes vegetais, incluindo folha de kaki com vitamina C e óleo de camélia para a regeneração celular, que afina o grão de pele e atenua imperfeições cutâneas.

- Controlo de cor

O CC Cream assemelha-se a um creme com cor munido de princípios ativos que tratam problemas de pigmentação, camuflam e corrigem manchas e rubor. Se, na Ásia, as mulheres se preocupam com as manchas e desejam aclarar a pele, em Portugal há, a par com esta preocupação, uma especial atenção com a vermelhidão. É um dois em um com poder de cobertura que permite ganhar tempo e tratar a pele. Se não for o suficiente, combine-o com um fond de teint.

Em termos de marcas e produtos, sugerimos Rosialac CC Cream de La Roche-Posay. Com FPS 30, protege a pele das agressões responsáveis pelo aparecimento de manchas e disfarça imperfeições existentes. Skin-Best CC Correcteur Couleur Anti-Fadigue, da Biotherm, é outra das nossas propostas. Este creme com cor contém pigmentos minerais que disfarçam imperfeições e um cocktail de spirulina que energiza a pele. É um elixir fresco com propriedades antioxidantes e FPS 25.

- Iluminar e corrigir

Conforme envelhecemos, o metabolismo cutâneo abranda. Desfazemo-nos menos frequentemente das células mortas e, por causa disso, a pele começa a ficar baça. Investir numa boa gama aclaradora é essencial para estimular a renovação celular. O aclaramento ajuda a uniformizar o tom de pele porque remove as células mortas das áreas pigmentadas.

As manchas castanhas e a pigmentação requerem o uso continuado (três meses ou mais) de cosméticos iluminadores. Se for persistente, conseguirá ver resultados em três meses. Pure White Crème de Jour SPF 50, de Eisenberg, a nossa recomendação, contém filtros solares de última geração, cuja eficácia é acrescida pela vitamina E, para uma ação protetora e antioxidante. O extrato floral de Bellis Perennis e a vitamina C previnem o aparecimento de manchas castanhas.

Veja na página seguinte: A massagem facial que devolve beleza e firmeza à pele

- Proteção solar

Não é preciso entrar em detalhes científicos para explicar os efeitos prejudiciais que a exposição solar tem na qualidade da pele. Qualquer que seja a sua rotina, faça do protetor solar o seu melhor amigo. É verdade que a pele precisa de alguma luz por causa da vitamina D, mas no nosso país solarengo esta ultrapassa a dose necessária, pelo que mais vale proteger-se, sobretudo se seguir uma rotina de aclaramento à noite.

Não estrague os efeitos dos cuidados iluminadores por não aplicar protetor solar… Faça chuva ou faça sol, esta é a sua melhor arma contra o envelhecimento prematuro, as manchas castanhas, as sardas, as rugas e demais problemas cutâneos. Para combater o problema, sugerimos Ultra Light Daily Uv Defense SPF 50 PA+++ de Kiehl's. A fórmula translúcida e não-gordurosa desta emulsão leve contém Mexoryl SX e Mexoryl XL combinados com vitamina E para proteger a pele e prevenir queimaduras solares.

- Massagem facial

As mulheres coreanas adoram-na! Existem vários tutoriais no youtube que explicam bem como se faz, e pode ser feita com as mãos, aparelhos especiais, colheres… O que for necessário para manter a pele bem firme! Faça a sua busca por massagem coreana ou qualquer coisa do género. Segundo dizem as fãs da modalidade, o gesto de raspar ajuda a estimular a circulação sanguínea nas camadas mais internas.

Quando a circulação sanguínea é otimizada, isso reflete-se na pele. Na sua mais recente visita a Portugal, Joëlle Ciocco, consultora da L'Oréal Paris e especialista em cuidados de pele, recomendou uma massagem anti-idade que liberta tensões, suaviza, modela, afina e estica a pele. Age Perfect Creme Óleo Extraordinário, desta marca, é um creme de massagem inspirado nos cuidados coreanos, que contém micro-pérolas de óleo que penetram na pele para lhe dar conforto e deixá-la com um toque de veludo.

Texto: Madalena Alçada Baptista

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.