1. Use proteção solar UVA e UVB todos os dias

12 coisas que acontecem ao corpo quando come ovos
12 coisas que acontecem ao corpo quando come ovos
Ver artigo

Uma das maiores causas do envelhecimento cutâneo e do melanoma é a exposição solar sem proteção. É de extrema importância usar filtros solares que contenham na sua composição fatores UVA e UVB. A radiação UVA está presente durante todo o ano, atingindo a pele da mesma forma no inverno e verão. Esta radiação é a principal responsável pelo envelhecimento das células.​

A radiação UVB é mais intensa durante o verão, por causa das temperaturas elevadas. Esta radiação penetra superficialmente na pele e é a responsável pelas queimaduras provocadas pelo sol.

2. Limpe a pele diariamente

Novo livro já nas bancas

"Ginástica facial - Um plano completo de exercícios para um rosto jovem, radiante e saudável" é o novo livro de Sónia dos Santos, especialista em estética avançada.

No manual, a autora traz-lhe 31 exercícios de ginástica facial. São exercícios simples e rápidos, para fazer em casa, sem gastar dinheiro e com efeitos visíveis em pouco tempo.

O livro inclui receitas de máscaras faciais naturais, massagens para o rosto e conselhos de nutrição para alimentar bem a sua pele.

É de extrema importante limpar diariamente a pele com produtos adequados ao seu tipo e estado, pois são muitas as impurezas que se alojam nos poros não deixando que a pele respire. Tal provoca pontos negros e borbulhas. Além disso, uma pele limpa vai absorver melhor todos os princípios ativos dos cosméticos e cremes hidrantates. Só assim conseguirá ter os benefícios esperados.

3. Dê preferência a cosméticos com vitaminas C e E 

Envelhecemos porque oxidamos, portanto é importante contrariarmos esse processo usando produtos que na sua composição contenham antioxidantes. A vitamina C - também conhecida como ácido ascórbico - é um potente antioxidante. A vitamina E atua na hidratação e regeneração da pele que sofre pela ação do tempo.

4. Tenha um estilo de vida tranquilo

A pele é o espelho da nossa alma. No útero materno, aquando da gestação embrionária, o sistema nervoso e a estrutura da pele são formados em simultâneo, criando-se assim desde cedo uma ligação que se mantém ao longo da vida. Os mecanismos para compreender a relação entre o stress e o envelhecimento da pele ainda não foram completamente esclarecidos.

O que se sabe é que o stress aumenta a produção de adrenalina e cortisol e como consequência uma diminui na circulação sanguínea da pele, a qual se torna menos irrigada e com menor taxa de regeneração, ficando opaca e sem brilho e mais vincada.

5. Tenha cuidados extra com a alimentacão

Não podemos esquecer que somos o que comemos. Beber água e ingerir frutas e legumes variados e da época é de extrema importância.​ ​Não esqueçamos que com a idade os níveis de hidratação tendem a diminuir. Dessa forma, a ingestão de água, frutas, legumes e verduras da época - que são ricos em vitaminas, minerais e fibras - devem estar presentes todos os dias nas refeições. Além de contribuem para uma boa saúde, estes protegem contra o envelhecimento precoce e mantêm uma pele mais jovem e radiante por muito mais tempo.