Quando a máquina de lavar a roupa não colabora consigo, o que faz? Consulta o manual de instruções. No entanto, interromper o ato sexual para consultar um livro pode afetar, negativamente, a libido de ambos. Recomendamos, por isso, que faça os trabalhos de casa antes de saltar para a ação. Verá que os resultados serão melhores e parecerão mais naturais. Pelo menos é o que Felicia Zopol, autora de «Sexo – Livro de Instruções», publicado pela Arte Plural Edições, assegura.

Ainda que a autora analise em detalhe as várias nuances da nossa vida sexual, o sentido de humor do texto e das ilustrações permite entrar suavemente no tema. Deixamos-lhe, aqui, uma pequeníssima parte dos muitos assuntos que são abordados neste manual. Mas esperamos que estas ideias o ajudem a despertar o seu lado mais sensual e a incentivem a colocá-las em prática:

- Valorize a sua aparência

Parece óbvio, certo? Errado. Felicia Zopol dedica um capítulo inteiro a estas questões. Porquê? A autora sustenta que têm um enorme impacto na fase de sedução, que antecede os preliminares. «As aparências físicas atraentes são vitais para a interação sexual», sublinha a autora. Comece por desinfetar todo o corpo, cara e boca. E controle os odores.

Não use nem muito, nem pouco perfume. Vale a pena investir em roupa que a favoreça, seja pela cor, material e forma. Convém que evidencie as «áreas sexualmente apelativas, como as nádegas, o peito e as pernas», alerta. Também pode valorizar a aparência dos seus genitais, dando um corte mais artístico aos pelos púbicos.

- Prepare a área de encenação

Se não consegue envolver o seu parceiro nestas decisões, talvez este capítulo a ajude. Felicia Zopol escreve que a disposição dos móveis e outros utensílios nas divisões da sala e do quarto pode ditar o insucesso do envolvimento sexual. Esta é a «área de encenação para a sedução», como lhe chama. Para tal, deve preencher alguns requisitos. O sofá, por exemplo, não pode ser pequeno nem grande.

Deve estar localizado numa área de fácil acesso da casa, mas que ofereça privacidade. Invista num minibar e numa mesa de apoio ao sofá, onde possa guardar os copos de bebidas, preservativos e lubrificantes e até brinquedos sexuais. Ao quarto, Felicia Zopol chama centro de operações e, aqui, a configuração é mais importante ainda. Deve ter cama, lençóis, almofadas, edredão ou cobertor, velas, água, mesa de cabeceira e armário. A autora aconselha ainda a ter um aparelho de música em cada uma das divisões.

- Use os preliminares ou ponto de partida

Ostras, coco e trufas são auxiliares de sedução consumíveis muito populares e eficazes na criação de um ambiente propício ao envolvimento sexual. Caso a gastronomia não lhe desperte interesse, Felicia Zopol sugere o uso de penas, jogar strip poker, fazer striptease ou tomarem banho juntos. Estas atividades são estratégias para passar ao contacto oral, que numa primeira fase se deve resumir ao beijo.

Depois, deve passar à estimulação das várias regiões do corpo. O peito da mulher é sempre alvo de muita atenção, mas nem sempre a mais prazerosa. Tenha sempre presente que é proibido rodar os mamilos, puxá-los ou morder os seios. Muitas mulheres não gostam! O recurso a locais, por si só, propiciadores também é uma solução. Veja a galeria de imagens de motéis originais para momentos (muito) calientes.

Veja na página seguinte: As questões práticas que não deve descurar

- Não descure as questões práticas

No terceiro capítulo do livro, intitulado «Operação Manual e Oral dos Genitais», Felicia Zopol explica a anatomia dos genitais femininos e masculinos, indicando o que homens e mulheres devem e não devem fazer com as suas zonas mais erógenas. Entre as ações que estão expressamente proibidas, refere que nunca se deve soprar «para o interior da vagina, pois isso pode provocar uma embolia gasosa, uma obstrução potencialmente fatal que acontece quando as bolhas de ar chegam à corrente sanguínea».

Além disso, a autora distingue, visualmente, entre um pénis circuncidado e um não circuncidado. Refere que o lubrificante deve ser aplicado ainda na fase dos preliminares, mas depois de «a interação oral ter terminado». Já no capítulo dedicado à relação sexual com penetração, Felicia Zopol menciona que existem vários tipos de preservativos e mostra como estes devem ser colocados, para prevenir doenças sexualmente transmissíveis e gravidezes indesejadas.

- Procurem estar em sintonia

Embora não inclua tantas posições sexuais como o icónico Kama Sutra, este guia apresenta mais de 40 «posições sexuais básicas» e ainda variantes avançadas das favoritas, como é o caso das de missionário, de cowgirl, de pé, por trás e lado a lado. Mas, atenção, algumas destas posições requerem capacidades físicas que só mesmo os atletas profissionais possuem.

Daí que, no início do livro, Felicia Zopol também sugira exercícios para fortalecer os músculos mais usados durante as relações sexuais, nomeadamente as virilhas, a pélvis, a língua, a boca e o maxilar. E a autora termina dizendo que, «tal como o restante hardware, os seus genitais precisam de exercícios regulares para se manterem em forma. Pode recorrer a um vibrador», refere. Em alternativa, pode também utilizar brinquedos sexuais originais.

- Proceda com precaução (num nível mais avançado)

Nem sempre a atração de duas pessoas uma pela outra basta. Por vezes, um casal precisa ou gosta de apimentar a sua vida sexual com fantasias, como sexo a três ou em grupo, fetichismo com partes do corpo, cibersexo (sexo à distância) ou BDSM (bondage e disciplina, sadismo e masoquismo). Porém, Felicia Zopol frisa que «ninguém deve sentir-se obrigado a experimentar nenhuma das atividades descritas acima. No entanto, não há razão nenhuma para sentir culpa no caso de ter prazer com estas atividades, nem para se rir se o seu parceiro as propuser», diz.

Os vídeos de… Beatriz Gosta!

Se ficar fã do humor de Felicia Zopol, tem de ver os vídeos da personagem de ficção, Beatriz Gosta, a qual dá vida a um vídeo blogue quinzenal. Não escreve, mas diz toda a verdade sobre sexo e outros aspetos da vida. É uma personagem do YouTube encarnada por Marta Bateira, que, entre a comédia e a realidade, dá conselhos e exemplos práticos que ajudam a melhorar a vida sexual dos portugueses. Espreite também no Facebook e conheça este novo fenómeno nacional da internet.

Texto: Filipa Basílio da Silva

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.