Fez sexo na noite de núpcias? Se respondeu que sim, saiba que está em minoria! Um estudo britânico promovido pela marca de lingerie Bluebella e divulgado nos primeiros dias de julho de 2016 revela que 52% dos casais não conseguiu consumar o casamento depois da festa. Muitos desculpam-se com o cansaço da cerimónia e dos preparativos que a antecederam mas também há quem assuma que estava demasiado bêbado para tirar partido de uma noite de prazer.

Em 2014, num estudo semelhante, tinham sido 25% a confessar que tinham passado a primeira noite de casados a dormir. Ainda assim, depois de apuradas as 1.000 respostas ao inquérito que sustenta a investigação, 84% dos que ainda tiveram forças para se entregar aos prazeres da carne revelou que a atividade sexual tinha superado as suas próprias expetativas. No caso dos que não as tiveram, foram sete as principais razões apontadas:

1. «Estávamos demasiado exaustos»

Esta foi a desculpa dada pela maioria das mulheres que preferiram o sono ao sexo. Como muitos dos pormenores da organização de um casamento estão mais nas mãos da noiva do que do noivo, não admira que elas assumam um maior cansaço. O tempo que perdem a despir o vestido, desmanchar o penteado e a retirar a maquilhagem também não ajuda.

2. «Bebemos demasiado»

É a principal justificação deles e a segunda delas. Apesar dos casamentos serem geralmente festas onde geralmente não falta comida, a verdade é que os noivos acabam por estar demasiado preocupados e absorvidos com o decorrer do dia e com as solicitações dos convidados, bebendo mais do que comem, o que faz com que tenham uma menor resistência ao álcool.

3. «Não nos apetecia»

A falta de incentivo é outra das causas apontadas pelos noivos. Longe vão os tempos em que o casamento era a oportunidade há muito sonhada de perder a virginidade com o amor da sua vida. Nos dias que correm, quando casa, o casal há muito que já se conhece intimamente pelo que estar a ter sexo só por ter acaba por ser algo desmotivante e desmoralizador.

4. «Preferimos passar mais tempo com a nossa família e os nossos amigos»

Os casamentos são, hoje em dia, uma oportunidade, muitas vezes rara, de juntar familiares e amigos que vivem longe, muitos deles no estrangeiro. Como ter sexo é algo que o casal poderá fazer em muitos outros dias, há noivos que preferem ficar até mais tarde na festa, a conversar, a dançar e a divertir-se com os convidados, preferindo ir diretamente dormir depois.

5. «Discutimos»

Apesar de ser um dia para valorizar o amor, acontece que o stresse dos preparativos e a agitação da cerimónia pode gerar discussões entre os casais. Um estudo de 2014, patrocinado pela empresa Paper Shaker, revelou que mais de metade dos noivos e das noivas já tinham, em média, dormido com, pelo menos, dois convidados do casamento e que 32% revelou mesmo aos parceiros quem eles eram.

Uma situação que acaba por trazer lembranças e desconfianças que incomodam o casal. 20% dos homens, num outro estudo, também admitiu ter ficado atraído por uma das convidadas femininas do seu próprio casamento. Nos casos em que as noivas se aperceberam, muitos casais acabaram por discutir, o que acabou por inviabilizar a cópula na noite de núpcias.

Veja na página seguinte: Os casais que só consumaram fisicamente o casamento dois dias depois

6. «É um dia para o amor e não para o sexo»

Esta é a desculpa que muitas noivas dão para uma noite de núpcias menos ativa. Para muitas, como é o primeiro tempo nem que o casal está, finalmente, a sós depois de se ter comprometido para a vida, esse tempo deve ser aproveitado de forma tranquila para namorar e para poder fazer os comentários que não puderam fazer, à frente de todos, durante o dia.

7. «Preferimos deixar para amanhã»

Um terço dos casais entrevistados para o estudo da Bluebella assumiu que preferiu convencionar antecipadamente deixar a consumação física do casamento para a manhã do dia seguinte. 10% dos inquiridos revela, contudo, que só 48 horas depois do fim da cerimónia é que se envolveu em jogos sexuais.

Texto: Luis Batista Gonçalves

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.