É mais um dos (muitos) estudos insólitos que nos chegam dos Estados Unidos da América (EUA). Uma equipa de investigadores da Texas A&M University defende que as pessoas que brincam com ímanes sentem-se, depois, mais atraídas pelos parceiros. Em causa está aquilo que apelidam de «atração física magnética», um conceito que apuraram depois de uma experiência laboratorial que envolveu 120 estudantes entre os 18 e os 22 anos numa primeira fase e 150 na segunda.

Desde que foi divulgado publicamente pelo site PLOS ONE no final de maio de 2016, o estudo já foi alvo de várias críticas. Se, em vez de brincar com ímanes, prefere recorrer a outro tipo de soluções para reforçar os laços entre o casal, propomos-lhe dois exercícios validados por psicólogos:

- Exercício 1

Para cultivar o respeito, a admiração e a intimidade, «sentimentos importantes, porque impedem de criar desprezo», como defende Fernando Magalhães, experimente responder às questões «O que mais aprecio no meu parceiro?» e «O que mais admiro nesta pessoa?». «Faça uma lista com vários adjetivos que possam descrevê-la», sugere o especialista.

- Exercício 2

«Identifique, todas as semanas, três coisas boas que o seu parceiro tenha feito. Podem não estar ligadas à relação (por exemplo, não faltou ao ginásio). Depois, reflita sobre o seu comportamento: Expressou, de forma clara (não bajuladora) o seu orgulho? Se não o fez na altura, faça-o. No início, pode sentir-se desconfortável, mas, com treino, aperceber-se-à do valor terapêutico destes elogios», assegura a psicóloga Cláudia Morais.

Texto: Manuela Vasconcelos com Cláudia Morais (psicóloga clínica e terapeuta familiar), FiIipa Jardim Silva (psicóloga clínica da Oficina de Psicologia), Fernando Magalhães (psicólogo clínico  no Centro Clínico e Educacional da Boavista) e Luís Gonçalves (psicólogo clínico, psicoterapeuta  e diretor clínico da Psinove)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.