Embora os vírus da gripe estejam ativos durante todo o ano, é mais frequente entre outubro e maio, com picos de infeção em janeiro e fevereiro.
A vacina contra a gripe é a melhor maneira para toda a família se preparar para a temporada de gripe que está a chegar. Os vírus da gripe são imprevisíveis. Estão sempre a mudar ao longo do tempo e de ano para ano. Assim, os pais devem vacinar os seus filhos (e a si próprios) o mais rapidamente possível.
O que é a gripe?
Gripe é o nome comumente atribuído aos diferentes vírus Influenza. É uma infeção do sistema respiratório (nariz, da garganta e pulmões), mas pode afetar o corpo todo.
Todos os vírus da gripe causam a doença, que pode durar uma semana ou mais. Os sintomas mais comuns incluem:
* Febre repentina, geralmente acima dos 38,3°C
* Calafrios e tremores
* Dor de cabeça, dores no corpo e estar muito mais cansado do que o habitual
* Dor de garganta
* Tosse seca
* Nariz entupido, corrimento nasal
A gripe é altamente contagiosa. Os vírus da gripe espalham-se facilmente através do ar com tosse e espirros. Também se espalham pelo toque em objetos como maçanetas ou brinquedos se, em seguida, se tocar nos olhos, nariz e boca.
.
Quem deve ser vacinado contra a gripe?
A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda que todas as grávidas com tempo de gestação superior a 12 semanas e todas as pessoas com idade igual ou superior a 6 meses que apresentem doenças crónicas cardiovasculares, pulmonares, renais, hepáticas, hematológicas, metabólicas, neuromusculares ou hepáticas.
Também as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos deverão ser vacinados, assim como profissionais de saúde e profissionais de educação.
A vacina da gripe desta época
Pela primeira vez, a vacina contra a gripe inclui três estirpes (trivalente). Algumas das estirpes dos vírus Influenza na vacina mudaram desde a última temporada. Esta é uma das razões por que as pessoas precisam receber a vacina da gripe todos os anos.
De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina trivalente contra a gripe para a época de 2013-2014, no Hemisfério Norte, têm a seguinte composição:
• Influenza A (H1N1)
• Influenza A (H3N2)
• Influenza B/Yamagata
.
Doses de vacina em crianças
O número necessário de doses de vacina nesta época depende da idade da criança e do historial vacinal contra a gripe.
Às crianças até aos 8 anos de idade (inclusive) que nunca tenham sido previamente vacinadas com a vacina trivalente, deve ser administrada uma segunda dose, pelo menos, quatro semanas após a primeira.
Crianças de idade igual ou superior a 9 anos só precisam de uma dose.
Não há vacinas disponíveis para crianças com menos de seis meses de idade.
Alergia ao ovo e a vacina da gripe
A investigação mostra que a vacina da gripe é segura para quase todas as crianças que apresentam alergia ao ovo, o que significa que qualquer criança que tenha tido uma reação ligeira ao ovo (urticária) pode receber a vacina da gripe.
Contudo, se o seu filho teve uma reação grave ao ovo (inchaço facial, chiado no peito, dificuldade para respirar, vómitos), o pediatra ou o médico assistente deve verificar com um alergologista antes de administrar a vacina contra a gripe.
Maria João Pratt
.
Comentários