As crianças hiperativas tendem a ser muito desobedientes, pois geralmente são mais difíceis de educar. Isto deve-se em grande parte, à falta de atenção que por norma os caracteriza! Por serem muito agitadas e energéticas acabam por ser um grande desafio para qualquer educador, mas saiba que já existem várias técnicas que pode adotar para ajudar a resolver ou diminuir estes comportamentos tão indesejados. Conheça algumas das dicas para lidar com as crianças com hiperatividade e passe a ter uma vida mais tranquila.
Compreensão e amor - Seja paciente, irritar-se e gritar com a criança em nada vai ajudá-la, pelo contrário pode mesmo chegar a deixá-la mais agitada e nervosa. Por isso, antes de qualquer coisa é preciso ser carinhoso e compreensivo, para que consiga lidar com a situação da melhor forma.
Atividades - Preencha o dia da criança, vá ao teatro, ao parque entre outras opções que cansem a mente da criança, assim ela vai descansar à noite e repor energias para o dia seguinte.
Exercícios mentais e jogos específicos - Pratique exercícios com a criança, isto vai ajudar a sincronizar e a desenvolver as áreas do que cérebro que não funcionam tão bem.
Crie regras e limites - Estabeleça rotinas com horários fixos para as atividades mais importantes, como é o caso do acordar, tomar banho, ir à escola etc. As crianças obedecem melhor aquilo que entendem.
Técnicas de respiração - Ensine a criança a respirar segundo algumas técnicas de respiração do diafragma. Assim vai aprender a ter mais consciência e controlo sobre si próprio e acabará por sentir-se mais relaxado.
Hobbies - Inscreva-o em algumas atividades extra curriculares em que ele se sinta bem e que o faça cansar-se, como atletismo, futebol, música, etc. Ele vai acabar por aprender a controlar melhor a energia.
Não aos jogos violentos - Evite que ele tenha contacto com atividades agressivas, por isso o ideal é afastá-lo de jogos de consola ou computador em que haja comportamentos de luta.
Alimentação à medida - Certos nutricionistas recomendam incluir na alimentação da criança ginseng e também cascas de maça fervidas durante cinco minutos.
Não repreenda - Não o chame a atenção por todas as ações que ele realiza, pois irá diminuir ainda mais a sua auto-estima e contribuir para um afastamento social. Evite as regras constantes de punição.
Faça massagens - Faça massagens regulares na criança, pois isto permite que esta se sinta mais aliviada do stress. Acabando por alcançar mais tranquilidade.
Comentários