O risco de uma criança se tornar obesa pode ser menor caso ela faça mais refeições ao longo do dia e – talvez esta dica não seja tão evidente – coma em pratos com um tamanho menor.

As conclusões têm um cunho científico e foram publicadas na prestigiada revista norte-americana Pediatrics. Numa de duas pesquisas, feita na Universidade de Harokopio, na Grécia, concluiu-se que crianças que costumam comer mais do que três vezes por dia, em comparação com as que se alimentam com menos frequência, são 22% menos propensas a ter sobrepeso ou obesidade.

Noutro trabalho, desenvolvido na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, observou-se que as crianças que se servem sozinhas na hora de comer tiram mais comida – e consomem mais calorias – se o prato que tiverem for grande.

No estudo grego, de uma maneira geral, as crianças que comiam três vezes ou mais por dia pesavam menos do que aquelas que faziam três refeições ou menos diariamente. Essa relação foi forte especialmente entre os rapazes, mas os pesquisadores não conseguiram explicar o motivo dessa diferença entre géneros.

A conclusão, afirmaram os autores, reforça a teoria de que comer pouco por refeição, mas várias vezes por dia, pode ser melhor para o controle do peso. Porém, é preciso tomar cuidado com esses resultados, já que eles não autorizam que uma criança que consome muitas calorias por refeição, mas que come com pouca frequência, passe a fazer lanches no meio do dia sem reduzir a quantidade do que ingere.

A pesquisa feita na Universidade da Pensilvânia, por outro lado, analisou 41 crianças com idades de seis e sete anos, que puderam, por duas vezes, servir-se da maneira que quisessem na hora do almoço. Numa das vezes, as crianças receberam um prato pequeno e, na outra, um prato grande. As opções de alimentos incluíam massa, carne, vegetais e pão.

De acordo com o estudo, as crianças serviram-se com 90 calorias a mais quando tinham um prato grande – mas apenas consumiam metade dessas calorias extras. Para os investigadores, tanto o tamanho maior do prato como o facto de se terem servido sozinhas aumentou a propensão de ingerirem mais calorias.

Quando preparar a próxima refeição dos seus filhos, lembre-se do tamanho do prato.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.