Este artigo tem mais de 6 anos
Muitos pais fazem os trabalhos de casa com os filhos, mas essa responsabilidade é das crianças. Ajude-as, sim, mas não tente controlar tudo nem esteja sempre presente. Dicas sobre o mundo dos TPC.
O objetivo dos trabalhos para casa (TPC) é rever conhecimentos e autonomizar a aprendizagem, embora muitas vezes as crianças precisem de uma presença adulta para executá-la. Mas atenção, acompanhar não é o mesmo que executar os trabalhos por eles. Os deveres são para os miúdos, não para si.
O excesso de TPC, a falta de tempo ou dificuldades várias requerem frequentemente uma presença contínua, explicações do conteúdo e, por vezes, aulas paralelas. Pilar García Ceballos, do Centro de Psicologia Cinteco, em Madrid, e especialista em Audição e Linguagem pela Universidade Autónoma de Madrid, dá algumas dicas no La Razón.
- A relação pai/mãe-filho pode ser muito afetada quando tudo se centra na escola, por isso, não faça de professor. Essa mistura de pode gerar situações explosivas.
- A duração máxima dos deveres na escola primária é estimada em uma hora e meia. Em todo caso, há que desligar nos 45 minutos anteriores à ida para a cama. É preferível deixar trabalho por fazer.
- Ajude-o a planear tarefas. Não comece com o tema mais difícil, mas sim com um assunto de dificuldade média e, em seguida, vá aumentando a exigência. Deixe para o fim os exercícios de rotina, mapas, desenhos, etc.
- É importante escolher um local de trabalho. Quase todas as crianças têm uma mesa para este fim. Devemos ajudar os mais novos a remover elementos que os distraiam – telemóvel, consolas, televisão, brinquedos. A mesa de estudo não deve estar de frente para a janela.
- Importante também é ter um objetivo de trabalho, pois ajuda as crianças a concentrarem-se nas tarefas.
- Esteja disponível, mas não controle. A ideia é desenvolver um hábito de estudo que será fundamental no ensino secundário. Acompanhe-o na aprendizagem e esteja presente, quando necessário mas não sempre.
- Criem uma rotina diária. É preciso reservar um tempo para as tarefas escolares, incluindo os dias em que não existem TPC.
- Fale com os professores com regularidade para perceber que tipo de relação os seus filhos desenvolvem com os docentes e com os companheiros, ou se há algum comportamento fora do normal.
- Se durante um trimestre vir que a criança não é capaz de realizar a maior parte das tarefas, é necessário pedir ajuda a um especialista e informar-se sobre as suas dificuldades.
- Não permita que o seu filho afirme apenas que estudou – peça-lhe que mostre o que aprendeu.
- É importante ler todos os dias. Mas, atenção, faça deste momento uma atividade útil e divertida.
- As consequências de não fazer os TPC são muito claras: falta e/ou “recado” na caderneta para ser assinado pelos pais. Em casa, é preciso tomar partido e estar de acordo com as diretrizes dos professores, evitando passar às crianças mensagens contraditórias.
- Ensine o seu filho a não fazer nada, a olhar para as formas das nuvens, por exemplo. Sim, isso estimula o crescimento interior e a criatividade.
- Converse com ele sobre outros assuntos além da escola.
Comentários