Para começar, os teus peitos vão começar a crescer e a encher e talvez precises de começar a usar um "soutien", especialmente se praticares algum desporto.
Muitas vezes um dos peitos cresce mais depressa do que o outro e nalgumas raparigas os peitos crescem mais rapidamente do que noutras - por vezes os peitos mantêm-se pequenos para o resto da vida adulta.
Durante a puberdade também as ancas se tornam mais largas e redondas e a cintura mais fina e marcada. Algumas raparigas começam as suas primeiras depilações das pernas e axilas.

Com a puberdade também vem a primeira menstruação, ou seja, o teu primeiro período - talvez seja esta a mudança mais significativa.
Como é que este ciclo acontece e porquê?

As raparigas têm dois ovários. Cada um deles guarda milhares de pequenos óvulos. Mais ou menos uma vez por mês, um dos ovários solta um óvulo. A isto chama-se ovulação. O óvulo assim libertado avança pela trompa de Falópio até chegar ao útero.
Entretanto e ainda antes da ovulação, o útero começa a fabricar uma camada de tecido muito rico que serve de alimento para o óvulo fecundado. Normalmente, o óvulo desfaz-se antes de chegar ao útero. Então essa camada fabricada para o proteger e alimentar torna-se inútil e solta-se, escorrendo para fora do útero e através do seu colo e pela vagina sai para o exterior. A isto chama-se fluxo menstrual. Para impedir que o fluxo suje a roupa, vai ser preciso usar pensos higiénicos ou tampões.

Mas se um espermatozóide (de um homem) encontra um óvulo no caminho até ao útero, pode então fecundá-lo. A gravidez começa quando o óvulo fecundado se aninha na camada já preparada pelo útero que assim se torna útil e já não se solta, não havendo portanto menstruação.

Algumas raparigas têm o período só algumas vezes por ano. Se houver actividade sexual a falta dum período merece uma consulta médica imediata. Se não houver actividade sexual também merece consulta médica a falta de período três meses seguidos.

Fonte
Associação para o Planeamento da Família

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.