Para a criança se tornar autónoma e segura de si, os pais, em vez de investir em explicadores e empresas de explicações, devem acompanhar o seu progresso nos estudos e dar-lhe, progressivamente, espaço para que tome a iniciativa de estudar e trabalhar sozinha, como defendem muitos especialistas. Siga os conselhos de Fernando Alberca, autor do livro "Adeus às más notas", publicado pela Editorial Planeta.

1. Livre-se de tudo o que a possa distrair

O primeiro passo é um dos mais simples. Num ambiente sem distrações, coloque sobre a mesa apenas o material que vai usar e o livro aberto na página que a criança deve estudar.

2. Faça contas

Calcule o tempo que levará a estudar uma determinada quantidade de matéria e defina um plano flexível e realista, explicando à criança as razões por que estabeleceu esse plano e não outro.

3. Não deixe a criança sozinha

Sente-se ao seu lado enquanto faz os trabalhos de casa, sem dizer quais são as soluções para os problemas.

4. Acompanhe o estudo

Verifique como a criança chega aos resultados, se leu bem e/ou se interpretou corretamente o enunciado. No caso de dúvidas, procure esclarecê-la e alertá-la para pormenores que eventualmente lhe passaram despercebidos.

5. Não complique

Se a criança não compreende algum passo para a resolução dos problemas, explique-lhe o raciocínio de forma clara e sucinta, dando-lhe pistas para que seja ela a descobrir a forma como deve pensar.

6. Incentive à leitura

Se a criança lê devagar ou tem de voltar atrás várias vezes na leitura, ou nunca consegue identificar os pontos essenciais daquilo que lê, escolha um texto com quatro parágrafos, no máximo. Divida-o e peça ao seu filho que escreva o significado de cada oração. No final, a criança deve explicar oralmente o que o texto quer dizer.

7. Mantenha a calma

Reaja de forma pouco efusiva e emocional perante erros e dificuldades, evitando que a criança associe o estudo a um momento de ansiedade.

8. Afaste-se progressivamente

Comece a ausentar-se do local onde a criança faz os seus trabalhos de casa, quando sentir que já está mais à vontade com as técnicas de estudo que lhe foi incutindo ao longo das fases anteriores.

9. Monitorize os trabalhos de casa

Pergunte se quer que lhe veja os trabalhos de casa. Se a criança não quiser, insista. Regra geral, se não os quer mostrar, é porque ainda não interiorizou a matéria, pelo que será aconselhável estudar mais.

10. Compense a criança

Reforce positivamente os sucessos, especialmente se tiverem sido conseguidos sem ajuda direta. Do mesmo modo que deve ser paciente ao longo do processo, para não gerar focos de nervosismo e ansiedade, deve elogiar e até premiar, se for caso disso, o esforço feito e os resultados alcançados, sobretudo se a criança os atingiu por ela.