Siga as últimas notícias sobre educação, escolas e pedagogia. Aqui encontra informação essencial para as todas as famílias com crianças e adolescentes.
Quando a hora muda, crianças e idosos têm mais dificuldade em adaptar-se. Ainda assim, a mudança para o horário de inverno causa menos estragos do que para o horário de verão.
Quatro menores estrangeiros andaram durante seis anos a furtar e a mendigar em Portugal por imposição dos próprios pais, que assim lucraram mais de 170 mil euros, acusa o Ministério Público (MP) do Porto.
Uma equipa de especialistas do Hospital Clínic de Barcelona, em Espanha, permitiu que María José Ortega, menopáusica aos 30 anos, voltasse a ovular. Um ano depois da intervenção médica que lhe devolveu a esperança, foi mãe de uma menina.
Os professores recomeçam hoje a luta pela contagem integral do tempo de serviço congelado, com uma greve ao trabalho extraordinário que ameaçam manter até final do ano letivo e sob ameaça de perda de remuneração.
O secretário geral da CGTP, Arménio Carlos, afirmou que a greve da Função Pública hoje a decorrer sinaliza que os trabalhadores não abdicam de continuar a lutar pela defesa da sua dignidade, exigindo a reabertura das negociações.
O secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof) afirmou hoje que não há aulas em todo o país porque as escolas encerraram, apesar de não poder ainda avançar com números de adesão à greve geral da Função Pública.
Escolas encerradas, hospitais afetados, com cirurgias adiadas, e serviços municipais a “meio gás” são os efeitos no Alentejo da greve de hoje na Função Pública, disseram à agência Lusa dirigentes de vários sindicatos.
Hospital de Faro está hoje sem consultas externas, além de vários outros serviços afetados, e muitas escolas no Algarve estão encerradas devido à greve da função pública, disse à agência Lusa fonte sindical.
A Câmara de Lisboa e a Universidade de Lisboa assinaram hoje um protocolo destinado à criação de um banco de manuais da cidade, no valor de 35 mil euros, projeto vencedor de uma edição do Orçamento Participativo da capital.
Cerca de 25 estudantes promoveram uma "tribuna pública" junto à cantina da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) para exigir mais residências universitárias, bem como melhores condições nestes equipamentos.
“Uma história negra”, primeiro livro da escritora italiana Antonella Lattanzi publicado em Portugal, é uma história de violência doméstica que foge ao discurso sexista e deixa ao leitor o papel de decidir quem é a vítima e quem é o carrasco.
A Fenprof prevê que milhares de escolas estejam encerradas esta sexta-feira em todo o país, consequência da greve da administração pública convocada pelas duas centrais sindicais.
No manual universitário "Direito do Trabalho I", publicado há um mês, o académico e jurista António Menezes Cordeiro diz que as empresas não podem ser acusadas de discriminação se não contratarem um vigilante homossexual para um internato de rapazes.
O parlamento vai debater um projeto de lei do Partido Socialista de criação de um observatório sobre a aplicação da Convenção dos Direitos das Crianças, integrado no trabalho da Comissão de Proteção de Menores.
O fim da exposição “Mãos com Vida” inicia um novo ciclo solidário para os mais de 1.000 quadrados em crochê feitos à mão. O trabalho das quatro avós vai ser unido para formar mantas, que vão aquecer o Natal das crianças que mais precisam. O público é convidado a participar, deixando novelos de lã ou
O cor-de-rosa já viu melhores dias. Um estudo elaborado por cientistas suíços concluiu que o azul, associado aos rapazes desde o berço, é a cor favorita de raparigas e mulheres. O estatuto do sexo masculino, apesar de todos os progressos, pode ajudar a explicar o sucesso do azul.
Uma coleção de livros informativos para crianças, dedicada a questões sociais da atualidade, e que abordam temas como o racismo e as imigrações, é publicada esta semana em Portugal, pela Bertrand Editora.
Mais de um milhão de crianças e jovens receberam o abono de família em setembro, menos 3,1% do que em agosto, o que pode ser explicado com atrasos na renovação da prova escolar.
A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse esta sexta-feira que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa.
É uma técnica controversa. Por um lado, parece garantir uma vida mais longa e diminuir as hipóteses de cancro. Por outro, suspeita-se que potencia diferentes doenças – e levanta questões de ordem ética, como a dos “bebés à medida”.
Os manuais escolares gratuitos, que no próximo ano serão distribuídos a um 1,2 milhões de alunos do 1.º ao 12.º ano, deverão ser utilizados três vezes e depois substituídos por novos, afirmou hoje o secretário de estado da Educação.
Pelo menos 25 milhões de crianças na União Europeia vivem em agregados com baixos rendimentos, sem condições e onde a fome é frequente, revela um relatório da Agência da União Europeia para os Direitos Fundamentais (FRA).