O ‘Young VolunTeam’, que tem como principal impulsionador a Caixa Geral de Depósitos, mas que conta também, entre outros, com o apoio da Direção-Geral de Educação, tem esta terça-feira (05.07) uma cerimónia final de entrega de prémios e apresentação de resultados, que decorre na Culturgest, em Lisboa, e que vai distinguir cinco escolas pelo trabalho desenvolvido este ano letivo, no âmbito do programa.

Em 2015-2016, a iniciativa “envolveu 2.185 jovens lideres “embaixadores” e mais de 9.000 alunos em ações de voluntariado”, de acordo com dados dos responsáveis do projeto, criado em 2012-2013, dirigido às escolas e alunos do ensino básico e secundário.

A escola secundária Jacôme Ratton vê este distinguido o seu “Mercado Solidário”, que “conquistou pelo envolvimento e forte mobilização da comunidade”.

Já à Cooperativa de Ensino Didáxis “distingue-se a sua criatividade, pelo desenvolvimento das taças antibacterianas contra a propagação de doenças entre os animais e a organização das férias divertidas, em cada período de interrupção escolar”.

O ‘Young VolunTeam’ deste ano ano distingue ainda trabalhos da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto e da Escola Técnica Profissional do Ribatejo.

O programa, que tem desde 2014 o Alto Patrocínio da Presidência da República, conseguiu já, desde o seu início, envolver 443 escolas, que promoveram cerca de 1.500 ações, campanhas e projetos, que permitiram apoiar 1.000 entidades.

Ao longo deste período foram recolhidas mais de três toneladas de livros e material pedagógico, mais de oito toneladas de material para reciclagem (como plásticos, tampinhas e pilhas), mais de quatro toneladas de roupas e brinquedos e mais de 100 toneladas de alimentos.

Desde 2012-2013 o ‘Young VolunTeam’ angariou quase 84 mil euros (83.937).

De acordo com a organização da iniciativa, o programa regressa às escolas em 2016-2017.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.