
Selecionados pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cabeceiras de Basto, os contemplados com a viagem têm ainda em comum o facto de apresentarem bom desempenho escolar.
A iniciativa é do Comando de Braga da GNR, através da Secção de Programas Especiais (SPE) do Destacamento de Guimarães, em parceria com a Câmara de Cabeceiras de Basto.
Em comunicado, a GNR refere que alguns dos objetivos deste projeto são fomentar e valorizar as relações interpessoais e “satisfazer o ímpeto exploratório e a curiosidade intelectual” daquelas crianças desfavorecidas relativamente às rotinas/regras de segurança das grandes cidades.
Promover o desenvolvimento de aptidões para a vida real, a compreensão do mundo dos adultos e a aquisição de atitudes e valores são outros dos objetivos.
“Procura-se também proporcionar uma aprendizagem direcionada para a prevenção e segurança rodoviária de uma forma lúdica e interativa, através da experimentação de várias situações de trânsito, bem como possibilitar a experiência e a contextualização da utilidade dos vários tipos de transporte”, acrescenta.
As crianças, todas do 4.º ano, vão de autocarro até ao Porto, “apanhar” o avião para Lisboa.
Na capital, têm agendadas visitas ao Palácio de Belém e ao Museu da GNR, tendo o almoço lugar no 4.º esquadrão de Cavalaria da GNR.
A meio da tarde, as crianças rumam à estação de Santa Apolónia, para a viagem de regresso, de comboio.
A GNR sublinha que o avião e o comboio são meios de transporte "completamente novos" ou "muito pouco conhecidos" para a maiora das crianças em causa.
Comentários