Embora o custo ainda seja amplamente considerado o maior desafio que os pais enfrentam hoje, 93,7% dos entrevistados relataram que as opções de viagem familiar são melhores agora do que quando eram crianças.

A empresa de media de viagens Lonely Planet entrevistou 1.800 pais com filhos menores de 18 anos sobre os seus hábitos de viagem, preferências e como as viagens em família mudaram em comparação quando eram jovens.

Os resultados da pesquisa sugerem que viajar com crianças é mais viável e aceite hoje, com os entrevistados a citarem razões como melhores recursos (por exemplo, internet e aplicações), melhores opções para as famílias e mais estabilidade financeira do que os seus pais; enquanto que outros afirmam que o custo de viajar em família ainda é alto e que atualmente o mais difícil é encontrar tempo para viajar.

O "home sharing" foi apontado como um fator de mudança nas viagens nos dias de hoje e uma das principais razões pelas quais as viagens em família se transformaram nos últimos anos, tornando-as mais acessíveis.

Entre todos os entrevistados, 67,7% relataram ter usado aluguer de curta duração, como a Airbnb, no passado, e quase que ultrapassou os hotéis como acomodação preferida das famílias.

2 em 3 pais disseram que gostariam de levar os seus filhos a um dos locais onde passaram férias em criança. Deste tempo, realçaram especificamente o ritmo mais relaxado, o tempo passado com os pais ou simplesmente estar em família.

"Os pais prioritizam as viagens mais do que nunca", disse Sarah Stocking, porta-voz da Lonely Planet. “Quer tenham ou não viajado em família durante a infância, enfatizaram a importância de viajar com seus próprios filhos, especialmente para que possam experimentar culturas diferentes em tenra idade".

6 em 10 pais responderam que, se pudessem melhorar uma coisa nas viagens em família, seria o custo dos bilhetes de avião, acomodações ou mais tempo de férias. Outros citaram acomodações com vários quartos ou camas, informações de segurança da vizinhança e companhias aéreas mais "child friendly".

A pesquisa, conduzida pela Lonely Planet, foi realizada através de vários meios online, entre 7 e 30 de março de 2018.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.