A Comissão Europeia deu assim o primeiro passo para aplicar a proposta do Parlamento Europeu de um “Passe Interrail gratuito para europeus que façam 18 anos”, prevendo que o programa permita que entre 20.000 e 30.000 jovens desfrutem de “uma experiência de viagem que ajude a reforçar a identidade europeia, os valores europeus comuns e a promover a descoberta de locais e culturas na Europa”.

Alecrim fortalece a memória e ajuda a combater depressões
Alecrim fortalece a memória e ajuda a combater depressões
Ver artigo

“É importante que ofereçamos a todos os nossos jovens a oportunidade de ampliar os seus horizontes e aumentar a sua experiência noutros países. A educação não é apenas aquilo que aprendemos na aula, mas o que descobrimos sobre as culturas e tradições dos nossos concidadãos europeus”, disse o comissário europeu da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics.

Oportunidade de conhecer o estrangeiro

De acordo com o comunicado da Comissão, a iniciativa procurará oferecer aos jovens, independentemente das suas origens sociais ou educativas, uma oportunidade de viajar para o estrangeiro.

A Comissão revelou ainda que lançará uma campanha de promoção do programa para informar os jovens que cumpram a maioridade este ano e que abrirá a primeira fase de candidaturas, de modo a que os primeiros jovens viajem já este verão.

Esta proposta enquadra-se na ambição da UE de promover a mobilidade para fins de aprendizagem, cidadania ativa, inclusão social e solidariedade de todos os jovens.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.