A notícia faz manchete na edição desta segunda-feira, no Jornal de Notícias que cita dados do Instituto da Segurança Social.

Em causa estará o encerramento, nos últimos anos, de instituições privadas: fecharam 26% das unidades existentes desde 2009. Ou seja, nos últimos 10 anos, mais de um quarto das creches privadas do país fecharam portas.

Jovem com síndrome de Down vence concurso de beleza internacional
Jovem com síndrome de Down vence concurso de beleza internacional
Ver artigo

Por outro lado, o número total de vagas em creches voltou a diminuir em 2018: há quase menos 17 mil lugares nestes estabelecimentos.

Em 2016, havia 118 mil vagas em creches. Destas, 74 340 eram em instituições com acordo de cooperação (que têm financiamento do Estado) e 43 660 privadas.

Em 2018, o número total voltou a baixar, muito à custa da diminuição de vagas nas creches privadas que se ficou pelas 26 861.

Nos estabelecimentos com acordo de cooperação o número de lugares subiu substancialmente (para 87 247), mas não em número suficiente para fazer face à queda nas privadas.

O Jornal de Notícias cita dados do Instituto de Segurança Social que mostram que este ano há menos cerca de 16.800 lugares nos privados do que no ano passado.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.