Marjo Tourula, investigadora na Universidade de Oulu, na Finlândia, estudou centenas de pais finlandeses e o sono dos seus bebés, tanto no exterior como dentro de casa ou no infantário.

Na Finlândia é comum ver-se bebés a dormirem nos seus carrinhos, em parques públicos ou até mesmo à porta de estabelecimentos comerciais, seja verão ou inverno.

As descobertas feitas por esta investigadora sugerem que as sestas feitas no exterior, mesmo no inverno (quando as temperaturas não são demasiado baixas), podem ser o início de uma estratégia de sono, que também beneficia os pais.

Tourula concluiu que as sestas em espaços exteriores são mais bem sucedidas porque não são conduzidas pelos pais. "As práticas parentais que encorajam os bebés a serem mais independentes foram associadas a um sono mais prolongado e consolidado", refere a investigadora no seu estudo.

Observou-se ainda que as sestas no exterior duravam, em média, mais 34 minutos do que aquelas que são feitas em casa ou no infantário.

Outros benefícios reportados pelas mães que participaram no estudo: os seus bebés passaram a comer melhor, tornaram-se mais bem dispostos e a aprendizagem também saiu beneficiada.

O estudo foi realizado em conjunto com o Instituto das Ciências da Saúde e Instituto de Biomedicina da Universidade de Oulu, e tinha como objetivo estudar as práticas de sono na infância no contexto do inverno no norte da Finlândia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.