Os clubes de teatro das diferentes escolas e colégios vão "mostrar o resultado dos seus trabalhos ao longo do ano", com três sessões todos os dias, entre as 10:00 e as 14:30, em que os grupos são também convidados a assistir ao espetáculo de uma outra escola, explanou Isabel Craveiro, diretora de O Teatrão, uma das entidades que organiza a mostra, que se realiza pela 11.ª vez.

Durante os cinco dias, vão passar pela Oficina Municipal do Teatro (OMT) espetáculos de escolas de diferentes locais, como Alvaiázere, Serpa, Seia, Ílhavo, Soure, Lousã ou Coimbra.

A participação dos grupos permite também "uma troca de experiências", com os participantes a poderem assistir "a diferentes abordagens ao trabalho que se faz nas escolas", sublinhou Isabel Craveiro.

A maior parte das produções "são feitas no âmbito dos clubes de teatros", que não são estruturas formais, evidenciando também que esta é uma "área muito deficitária", notou.

Segundo a diretora de O Teatrão, é importante que o movimento em torno da presença da formação artística nas escolas "se alargue".

"Tem que se forçar um pouco esta ideia de que a formação artística é fundamental", batalhando-se também contra uma ideia de escola "muito focada nos resultados", frisou.

Para Isabel Craveiro, é "cada vez mais essencial que os currículos mudem e que a educação artística faça parte dos currículos", por ser algo que junta pessoas de contextos diferentes em torno de um "projeto com objetivos claros", onde se desenvolvem capacidades como "o empenho, a gestão de conflitos e a liderança".

A mostra decorre até 06 de maio, terminando com a apresentação da peça "Punk-Rock", de Simon Stephens, interpretada pelas classes de teatro do Teatrão, que todas as escolas participantes poderão assistir.

A mostra é organizada em conjunto pelo Teatrão, Centro de Formação Nova Ágora, Escola Secundária Avelar Brotero, Escola Secundária da Quinta das Flores e Centro de Formação Minerva.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.