Após estudos que revelaram um apelo urgente dos professores por mais desenvolvimento de habilidades sociais dentro do sistema educacional atual no Reino Unido e Irlanda, as professoras Lukarte Turner e Gabriela Andino desenvolveram a aplicação LifeGames, que contém várias atividades para ajudar a reverter a tendência de mau comportamento e inaptidão social e ajudar os professores do país.

A aplicação gratuita ensina as principais habilidades sociais e de vida, como empatia, respeito, responsabilidade e comunicação eficaz através de uma série de mais de 40 atividades e jogos para três faixas etárias (3-5, 6-9, 10-12). Mais de 250 atividades e jogos também estão disponíveis em diversos pacotes premium com preços modestos.

"As atividades da LifeGames foram criadas a pensar nas crianças, é claro", diz Lukarte, "mas também nos professores, porque foram eles quem nos disseram o quanto estão sob stresse e quão difícil é o seu trabalho. A LifeGames foi idealizada com eles em mente, de modo a fornecer-lhes um recurso vital de sala de aula que ajude os alunos a entender um modo de vida melhor, mais feliz, mais saudável. Os alunos necessitam de aprender mais sobre a vida e sobre si mesmos, e tanto professores como pais podem ajudá-los nessa tarefa", conclui a professora.

Pesquisas iniciais realizadas pela LifeGames revelaram que os professores afirmam que a empatia é uma das habilidades sociais que não são ensinadas no sistema educacional atual, com outras palavras-chave como compaixão, respeito, resiliência, cooperação e responsabilidade a serem igualmente mencionadas. 87% dos professores entrevistados disseram que provavelmente usariam um produto que ajudasse a desenvolver essas habilidades e características sociais, onde 90% afirmaram que o usariam pelo menos uma vez por semana.

As atividades da LifeGames foram testadas com sucesso num programa piloto que envolveu 22 escolas no Reino Unido e na Irlanda em janeiro de 2019, recebendo uma resposta extremamente positiva de professores que classificaram as atividades de acordo com a sua simplicidade, popularidade e eficácia. Com a maioria das atividades a pontuarem pelo menos 4 em 5, os professores relataram que os alunos sentiam-se motivados pelas atividades, mais capazes de se expressar, eram mais respeitosos com os outros e tinham um maior sentido de responsabilidade.

"Um dos problemas que os professores nos confessaram era a falta de tempo", diz Lukarte. "Criamos esta aplicação com isso em mente. As nossas atividades são muito simples, curtas, fáceis de usar e provaram ser altamente eficazes".

A LifeGames está disponível como aplicação gratuita no Google Play e App Store e também num grande formato, um manual ilustrado para professores, intitulado "Introduzindo o LifeGames - 101 atividades divertidas de aprendizagem de vida para jovens", disponível na Amazon.co.uk.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.