O Observador Cetelem Férias 2018 inquiriu os portugueses sobre as intenções de gastos para o regresso às aulas deste ano e o valor médio aponta para despesas na ordem dos 487 euros.

Numa análise aos números apresentados pelo estudo no ano passado, 2017 foi um período de maior poupança, com um gasto médio de 399 euros. Assim, verifica-se um aumento de 22% nas intenções de compra em relação ao ano transato.

Tem 87 anos e uma coleção de mais de 20 mil brinquedos
Tem 87 anos e uma coleção de mais de 20 mil brinquedos
Ver artigo

No entanto, para 7% dos encarregados de educação o valor máximo para despesas relacionadas com a escola pode ultrapassar os 750 euros, uma descida ligeira (2%) em comparação com o ano passado.

Um terço dos inquiridos revela gastar até 500 euros, valor que também sofreu alterações desde 2017, quando reunia 25% das intenções.

Talvez com uma perspetiva mais realista, ou pela falta de planeamento, 35% dos pais com filhos em idade escolar ainda pensa quanto irá gastar.

Menos pais com filhos em idade escolar

Num país em que a taxa de natalidade tem estado na ordem do dia, e em que Inverno demográfico é cada vez mais uma realidade, o Observador Cetelem Regresso às Aulas 2018 indica que cerca de 35% dos inquiridos referem ter filhos em idade escolar acima de cinco anos.

Esta percentagem registou aumentos sucessivos entre 2014 e 2017, ano em que atingiu o seu máximo (40%). Mas este ano regista-se uma quebra, para um valor inclusivamente abaixo do verificado em 2016.

O Observador Cetelem Regresso às Aulas 2018 tem por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. Estes foram entrevistados telefonicamente, com informação recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen e um erro máximo de +4,0 para um intervalo de confiança de 95%.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.