Alguns parques infantis da capital vão ter uma equipa de profissionais a aconselhar as famílias sobre os riscos da exposição solar, apresentando dicas que reduzem os riscos do sol para a pele e os olhos.

A campanha “Com o Sol Não Se Brinca” é promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a Essilor Portugal e decorre até agosto em Lisboa, na região do centro e sul do país.

A equipa de Prevenção Primária da Liga Portuguesa Contra o Cancro estará a aconselhar a população no local, com recurso a uma máquina photomaton com filtro UV que permite ver o efeito da pele e dos olhos não protegidos, num écran e numa foto impressa.

A exposição aos raios Ultravioleta (UV) acontece não só quando se apanha sol na praia ou piscina, mas também quando brincamos no parque infantil ou fazemos um piquenique ao ar livre.

Dicas para proteger as crianças do sol

Horário
Evite a atividade ao ar livre entre as 11h30 e as 16h30 - neste horário a intensidade da radiação solar está no seu pico e é a altura mais quente do dia. Optar pela atividade ao ar livre fora deste horário.

Sombra
Procure, sempre que possível, realizar atividades ao ar livre aproveitando a sombra de edifícios, árvores e toldos.

Roupa + chapéu
Quando for realizar uma atividade ao ar livre utilize vestuário que cubra a pele, tanto quanto possível. Use sempre chapéu com abas que proteja a cabeça, face, pescoço e orelhas e uma t-shirt que cubra o decote e os braços. Preferir tecidos de algodão mais denso.

Óculos de sol
Os óculos de sol protegem os olhos da radiação UV e também toda a zona em volta dos olhos. Opte por lentes de qualidade certificada.

Protetor solar
Utilize protetor solar com fator igual ou superior (SPF) a 30 e com filtros para os raios UVA e UVB. Resistente à transpiração e à água.

Para uma proteção eficaz, aplique generosamente o protetor na pele 30 minutos antes da exposição solar, reaplicando-o de 3 em 3 horas ou depois de estar em contacto prolongado com a água.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.