Os encarregados de educação contestam o facto de esta escola, localizada no concelho de Gondomar, distrito do Porto, não ter aberto neste ano letivo e dizem estar insatisfeitos com as alternativas propostas para colocação das crianças.

Contactada pela agência Lusa, fonte do Agrupamento de Escolas "À Beira Douro", ao qual pertencia até aqui a escola da Lixa, disse que que "está a cumprir ordens".

O diretor do agrupamento, Manuel Monteiro, remeteu para uma comunicação da Direção-Geral de Estabelecimentos de Ensino que data de 30 de maio, a qual dá indicações para que a escola seja encerrada.

Também em declarações aos jornalistas, um dos encarregados de educação, Manuel Pinto, garantiu que existe uma determinação do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto segundo a qual a escola da Lixa tem de estar aberta.

Em resposta, Manuel Monteiro apontou não ter recebido nenhuma notificação do tribunal, mas disse "não estar surpreendido" com a contestação dos pais.

"Reuni-me duas vezes com eles e foi claro que não concordavam com esta decisão. Mas temos de cumprir as ordens. Existem alternativas. A escola mais próxima fica a dois quilómetros", referiu.