Um viagem pela obra de Alice Vieira é o que propõe a Galeria Arade, em Portimão, um programa original para entreter os mais novos durante as férias da Páscoa. Trata-se de um espaço juvenil, lúdico, que integra a exposição "Gosto de Mulheres", inspirado na obra de Alice Vieira que, em 2009, celebra 30 anos como escritora.
Para assinalar a efeméride, "No País da Alice" aposta em sete desafios criados para os leitores infantis e juvenis, enquanto os pais visitam a mostra, que inclui obras e objectos pessoais de mulheres portuguesas que se destacaram nas áreas da escultura, pintura, joalharia, fotografia, música, cinema, literatura, culinária, entre outras artes. Os mais jovens podem brincar, criar, pintar, ler, adivinhar, representar, e até amuar, com as actividades "Viagem à roda do meu nome", "El-rei Tadinho", "Pinturas de Cheiros", "Mãe ou madrasta?", "Bicharada" e "Adivinhas".
Em "Gosto de Mulheres", os mais jovens têm "No país da Alice" um espaço de liberdade total. Ou quase total. Existe apenas uma regra: mandam as meninas.
Alice Vieira nasceu em 1943, em Lisboa. Recebeu o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com "Rosa, Minha Irmã Rosa"; em 1983, com "Este Rei que Eu Escolhi", conquistou o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil; e, em 1994, o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da obra.
Foi indicada recentemente pela secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People) como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen – o mais importante prémio internacional no campo da literatura para crianças e jovens, atribuído a um autor vivo pelo conjunto da sua obra. Tem vários livros editados no estrangeiro.
A exposição está patente até 24 de Maio, todos os dias, entre as 10h00 e as 18h00. O preço dos bilhetes é de quatro euros, mas os jovens com menos de 25 anos e os idosos com mais de 65 pagam metade do preço, e as crianças até aos 12 anos entram gratuitamente.
31 de Março de 2009
Veja ainda:
Alternativas à televisão?
Quando a atenção falta
Dormir em casa de uma amigo: uma aventura
Pequenos e teimosos
Desenhos animados: os bons e os maus
No País de Alice Vieira
Este artigo tem mais de 15 anos
Exposição interactiva celebra os 30 anos de vida literária de Alice Vieira
Comentários