A autarquia presidida pela independente Teresa Cardoso avança que "o número de famílias apoiadas com este incentivo atinge praticamente as 130", desde o seu lançamento, em agosto de 2018.

Esta semana, a autarquia deliberou atribuir mais seis apoios de mil euros a seis famílias do concelho, no âmbito da medida "Nascer Anadiense", prevista no Regulamento Geral de Ação Social do Município de Anadia (RGASMA).

A medida "Nascer Anadiense" destina-se a incentivar a natalidade neste concelho bairradino, através da atribuição de um apoio pecuniário destinado a compensar os custos com a realização de despesas, em bens e serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento da criança.

Entre outras, são abrangidas pela medida despesas com vacinas não contempladas no Plano Nacional de Vacinação, assistência médica e medicamentosa, artigos de puericultura e mobiliário, equipamentos de segurança, higiene e conforto, vestuário e calçado.

O apoio é destinado a crianças nascidas ou adotadas em famílias com residência há mais de um ano e com recenseamento no concelho de Anadia.

Segundo o Regulamento aprovado em junho de 2018, pelo menos metade do montante do incentivo financeiro atribuído terá de ser gasto em estabelecimentos comerciais situados na área do concelho de Anadia, como forma de dinamizar a economia local.