Os investigadores compararam a evolução de um grupo de 20 menores de nove meses, aos quais ensinaram a reproduzir ritmos musicais num pequeno tambor, enquanto um segundo grupo de 19 bebés, da mesma idade, recebeu outro tipo de brinquedos, como carrinhos ou cubos.
Uma semana depois desta experiência, os bebés foram submetidos a testes para determinar as áreas exatas do cérebro onde houve maior atividade.
Constatou-se que as crianças incentivadas a participar de jogos que envolviam música tiveram maior atividade nas regiões do cérebro importantes para o aprendizado da linguagem.
A linguagem, assim como a música, tem fortes características rítmicas, afirmam os cientistas. O ritmo das sílabas ajuda a distinguir os sons e a compreender o que uma pessoa diz e é essa capacidade de identificar os diferentes sons que ajuda os bebés a aprender a falar.
"O nosso estudo é o primeiro realizado em bebés que sugere que se expor a ritmos musicais pode melhorar a capacidade de detectar ritmos na linguagem", explica Christina Zhao, investigadora do Instituto de Aprendizado e Ciências do Cérebro (I-LABS) na universidade do estado de Washington.
Zhao é a principal autora deste trabalho, publicado na revista da Academia de Ciências dos Estados Unidos.
"Para adquirir a capacidade de falar, os bebés devem ser capazes de reconhecer os tons e os ritmos e ter a capacidade de se antecipar", acrescenta.
"Isto significa que um estímulo musical precoce pode ter efeitos mais amplos nas capacidades cognitivas", conclui.
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