Segundo a vereadora da Educação da autarquia, Ana Catarina Rocha, o projeto Lamego Educa surgiu no âmbito de uma candidatura ao Norte 2020 e representa um investimento de 610 mil euros.

“Este projeto é direcionado para o pré-escolar e primeiro ciclo, numa perspetiva positiva de trabalhar as crianças e a comunidade escolar para a importância do seu desempenho escolar”, disse a responsável à agência Lusa.

Ana Catarina Rocha explicou que “serão dadas ferramentas para capacitar toda a comunidade – docentes, alunos e encarregados de educação – no sentido de perceberem o quão importante é o sucesso escolar e todo o percurso escolar”.

Neste concelho do norte do distrito de Viseu, no ano letivo 2014/2015 o insucesso escolar no primeiro ciclo cifrou-se nos 5,1%.

No âmbito deste projeto, “uma equipa multidisciplinar, constituída por uma psicóloga, duas assistentes sociais, uma terapeuta da fala e um técnico de educação”, vai trabalhar com as crianças dos dois agrupamentos (Latino Coelho e Sé) e também com os seus pais, “para que consigam acompanhar o percurso escolar dos filhos”, referiu a vereadora.

O objetivo é “desenvolver competências pessoais e sociais”, em iniciativas como “a escola de pais” e outras ações que trabalharão temáticas como a prevenção do ‘bullying’ e a educação rodoviária, acrescentou.

Ana Catarina Rocha disse que o projeto prevê também “a criação de ambientes inovadores de aprendizagem, com a disponibilização de ‘software’ informático e ferramentas informáticas que permitam novas aprendizagens, que serão disponibilizadas em todas as escolas”.

“Este projeto é, de facto, estruturante e abarca diversos domínios”, frisou, acrescentando que haverá também “uma ação com robótica e programação, no sentido de desenvolver o pensamento lógico, a criatividade e o espírito crítico para a resolução de problemas”.

O Lamego Educa contará ainda com um observatório municipal de educação, “que vai permitir que todos os munícipes acompanhem e aprofundem as políticas educativas implementadas no município”, acrescentou.

O projeto está agora a iniciar, com a colocação no terreno de duas das ações, nomeadamente a equipa multidisciplinar e a implementação dos ambientes inovadores de aprendizagem.