Em época de exames nacionais, o tempo destinado a preparar as provas aumenta para cinco horas diárias. As conclusões são de um estudo conduzido pela professora Joselina Barbosa da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). A notícia é avançada hoje pelo jornal Público.

Alecrim pode ajudar estudantes a ter boas notas
Alecrim pode ajudar estudantes a ter boas notas
Ver artigo

O estudo envolveu dados recolhidos no ano letivo 2014/15 entre os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Em média, estes alunos dizem ter dedicado, durante o período letivo no secundário, sete horas semanais aos estudos para além das aulas.

Horas de estudo aumentam na época de exames

A investigação frisa que nas semanas de preparação para os exames nacionais, o tempo dedicado aumentou para 33 horas semanais, ou seja, cerca de cinco horas por dia.

No último ano letivo, a FMUP teve uma média de entrada no concurso nacional de acesso ao ensino superior de 18,33 valores e foi o quarto curso superior com a nota de entrada mais exigente em Portugal, escreve o referido jornal.

Joselina Barbosa conclui que é, no entanto, impossível estabelecer uma correlação entre o tempo dedicado ao estudo e os resultados escolares dos alunos. "Não podemos dizer que quem estuda mais tem melhores notas", conclui a investigadora.