A Mary's Meals é uma instituição de caridade que tem como missão estabelecer programas de alimentação escolar em algumas das comunidades mais pobres do mundo, onde a escassez e a fome impedem as crianças de se nutrirem e de obterem uma educação. Atualmente a Mary's Meals fornece uma refeição escolar diária a mais de 2,2 milhões de crianças em 20 países e o pressuposto da sua missão é simples: com 18,30 euros é possível alimentar uma criança durante todo o ano letivo.

Esta solução, criada em 2002 anos pelo escocês Magnus MacFarlane-Barrow, o Fundador e CEO Global da Mary's Meals, não só assegura a nutrição das crianças mais vulneráveis do mundo, como é catalisadora do ensino e estudo, motivando a sua presença nas escolas. Esta combinação de “alimentar para educar” tem oferecido a milhares de crianças a esperança de um futuro promissor e a oportunidade de poder devolver às suas próprias comunidades o conhecimento que lhes foi dado ao longo destes 20 anos.

Em Portugal, a Mary's Meals nasceu em 2017, mas nos últimos anos tem intensificado a sua atividade, fruto dos conflitos geopolíticos, da COVID-19 e das mudanças climáticas, que resultaram numa situação de fome mundial numa escala sem precedentes. Esta situação foi agravada pelas falhas generalizadas nas redes de abastecimento alimentar provocadas pela guerra na Ucrânia e pelo aumento do custo de vida em todo o mundo. A Mary's Meals tem, portanto, uma tarefa ainda maior pela frente: chegar a mais crianças com fome que aguardam por uma refeição escolar diária nas zonas mais pobres do mundo.

A Mary's Meals Portugal angaria fundos através da organização de eventos de divulgação, concertos, apresentações em escolas e paróquias, contribuindo para a alimentação de várias crianças, mais especificamente 1080 crianças que frequentam uma escola em Futsa Malawi e de crianças na Etiópia. No próximo dia 7 de dezembro, em parceria com o grupo de comunicação WPP e com o apoio da atriz Matilde Reymão e o surfista profissional Nic Von Rupp, embaixadores da Mary’s Meals em Portugal, a instituição prepara um leilão de peças de arte de diversos artistas nacionais e de objetos icónicos para angariação de fundos para a missão da instituição.

Isabel Von Rupp, representante da Mary’s Meals em Portugal, assinala que "a solução é tão simples como avassaladora: com 18,30€ podemos apoiar a nutrição básica de uma criança durante todo um ano letivo, como é fator de motivação para a educação e ensino. Após 20 anos, é com um enorme orgulho e emoção que recebemos testemunhos de jovens que, devido ao apoio da Mary’s Meals, conseguiram estudar, ter um trabalho e hoje também são a força motriz da nossa missão. Contudo é uma missão permanente, sem clemência, que requer esforços de todas as geografias, incluindo de Portugal".

Desde 2019, o número de pessoas no mundo que enfrentam uma situação de insegurança alimentar aguda aumentou de 135 milhões para 345 milhões, das quais 5,7 milhões são crianças com menos de 5 anos, que vivem neste limiar de pobreza.

Magnus MacFarlane-Barrow, Fundador e CEO Global da Mary's Meals diz: "Hoje temos ainda mais presentes a consciência de que podem ocorrer imprevistos, como a pandemia covid, as guerras e as alterações climáticas, o que nos leva, facilmente, a olhar para a fome crónica como algo terrível, mas também uma realidade inevitável, fora do nosso controlo. No entanto, isso simplesmente não é verdade, porque há comida suficiente no mundo para toda a humanidade."

A situação atual pode ter levado muitos a questionar a viabilidade do segundo Objetivo de Desenvolvimento da Sustentabilidade da ONU: "Fome Zero até 2030". No entanto, para Magnus MacFarlane-Barrow, este objetivo deve permanecer como uma prioridade: "A fome não é causada pela falta de comida, mas por parte da humanidade não poder comprar o que está disponível. Qualquer tentativa de alcançar a "Fome Zero" tem de passar por um caminho para a paz e, em especial, pela erradicação da pobreza extrema. Não é por a caso que o primeiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável é "Sem Pobreza até 2030".

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.