"O Livro da Visão" apresenta alguns conceitos chave sobre a saúde visual das crianças e aborda as temáticas mais frequentes e relevantes na infância, e procura descomplicar a questão do (eventual) uso de óculos.
Recomendado pelo Presidente do Colégio de Oftalmologia da Ordem dos Médicos, o livro será lançado a 17 de maio e foi escrito pela Dr.ª Cláudia Bacalhau, médica oftalmologista.
O livro conta com personagens cativantes que ajudam a explicar como se processam alguns exames e tratamentos em oftalmologia, e aborda temas muito pertinentes e atuais como o perigo dos monitores e da exposição solar, entre outros.
Com um texto rigoroso sobre as questões mais técnicas relacionadas com a anatomia do olho e quais as suas funções, inclui curiosidades surpreendentes como, por exemplo, como funcionam as ilusões óticas, e inclui a oferta de um encarte com óculos, desmistificando os receios que algumas crianças sentem quando têm de usar óculos.
Um livro que vai ajudar pais e educadores a responderem a todas as perguntas e receios dos mais novos. As primeiras páginas do livro estão disponíveis para leitura aqui.
Tempo máximo aconselhável de exposição a monitores (recomendação da Organização Mundial de Saúde):
- Abaixo de 1 ano e meio de idade as crianças não devem ser exposta a monitores;
- Até aos 2 anos os monitores podem começar a ser «apresentados» por curtos períodos de tempo;
- Entre os 3 e os 5 anos, o máximo de 1 hora por dia;
- A partir dos 6 anos, não exceder as 2 horas por dia.
Como proteger os olhos do sol:
- Evitar a exposição solar nos períodos de maior calor;
- Usar um chapéu que faça sombra sobre o rosto;
- Usar óculos de sol com filtro ultravioleta a 100%.
Comentários