Entre os dias 6 e 12 de Julho, alunos do ensino secundário vão ter a oportunidade de conhecer os vários aspectos da Física, da Química e, em especial, das suas aplicações na Engenharia Electrotécnica e de Computadores, ação inserida nos estágios Ciência Viva do Instituto Superior Técnico Taguspark.
Durante cinco dias, os mais jovens irão assistir a demonstrações, explicações técnicas e realizarão experiências em dois sistemas electromecânicos distintos: o SUBINHA, um modelo de automóvel inteligente e o micro robô Circular IdMind. Cada aluno terá a oportunidade de construir o seu SUBINHA e terá acesso a vários microrobôs circulares. Os jovens usarão os laboratórios, oficinas, fábrica de prototipagem e a nova estação de rastreio de satélites CS5CEP do IST Taguspark.
Teresa Vazão, Vice-presidente do Instituto Superior Técnico para o Campus do Taguspark, afirma “Os Estágios Ciência Viva têm como principal objectivo motivar os mais novos para vários aspectos da Física e da Química e a sua aplicação na Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Para além disso, durante cinco dias terão oportunidade de vivenciar o espírito académico do IST Taguspark.”
Os jovens cientistas terão a possibilidade de ficar a saber o que são sensores e actuadores, sistemas embebidos, novas formas de produzir, armazenar e transformar energia eléctrica (células fotovoltaicas, pilhas de hidrogénio, electroquímicas e ultra condensadores), campos electromagnéticos e seu uso nas comunicações via rádio nas redes de sensores e nos sistemas de guiamento electrónico.
6 de julho de 2011
Jovens do ensino secundário descobrem áreas científicas
Este artigo tem mais de 13 anos
Até 12 de Julho, no campus do Taguspark do Instituto Superior Técnico
Comentários