MedCrush é um jogo que parte à descoberta de 4 mundos cheios de vida e inspirados na natureza, onde é possível enfrentar vários desafios que põem à prova a capacidade de fazer o máximo de combinações possíveis.

Com o objetivo de “quantas mais combinações, mais animais irás ajudar a libertar” a ValorMed procura fomentar uma ideia positiva e alertar a população para a necessidade de preservação do ambiente.

Aliando o lado lúdico ao pedagógico, com a inclusão de golfinhos, esquilos, mochos e muitos outros animais, a ValorMed procura despertar nos mais novos a sua preocupação para com o ambiente.

“As crianças são um dos focos centrais do trabalho que desenvolvemos no dia-a-dia. É pelo seu futuro que nos esforçamos por melhorar o ambiente, mas é com eles que, certamente, temos de trabalhar. Assim, é necessário incutir-lhes bons hábitos, para que quando atingirem a idade adulta façam a entrega regular dos resíduos de medicamentos na farmácia”, partilha Luís Figueiredo, diretor-geral da ValorMed.

A ValorMed, sociedade sem fins lucrativos com a responsabilidade de gestão dos resíduos de embalagens vazias e medicamentos fora de uso, reforça o importante papel das farmácias na divulgação da sua atividade e, acima de tudo, o conjunto de iniciativas que promovem para a preservação ambiental e a redução da poluição por uma população que não para de crescer.

Por outro lado, o sistema de gestão de resíduos implementado veio dar resposta ao desafio inadiável de criar um sistema autónomo para a recolha e tratamento dos resíduos de medicamentos, evitando que, por razões de saúde pública, fiquem "acessíveis" como qualquer outro resíduo urbano.

“A aplicação já está disponível para download quer na google play como na app store e esperamos contar com uma forte adesão dos mais novos ao jogo e, através destes, dos adultos, ao processo de entrega de resíduos de medicamentos nas farmácias comunitárias do País”, refere Luís Figueiredo, diretor-geral da ValorMed.