Transformar uma ida ao médico numa brincadeira de crianças é o objetivo dos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa que estão a levar a efeito, pelo 13º ano consecutivo, o projeto Hospital dos Pequeninos.
A ideia é fazer com que os doentes de palmo e meio percam o medo das “batas-brancas”, transformando os diferentes serviços de um hospital em espaços lúdico-didáticos, com o auxílio de estudantes de Enfermagem, Medicina Dentária e Ciências Farmacêuticas.
Os pequenotes são convidados a levar um boneco que esteja “doente” e incentivados a participar na sua cura. Isso implica que acompanhem os seus amigos de peluche nas consultas, nos exames e até em delicadas cirurgias.
Este ano, pela primeira vez, o projeto saltou os muros da Universidade e o Hospital do Pequeninos e pôde ser visitado por miúdos e graúdos, no passado fim de semana, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
Para cortar a fita da inauguração, os futuros profissionais de saúde convidaram a apresentadora Carolina Patrocínio, que aceitou o desafio com agrado.
“Durante vários anos fiz reportagens sobre o Hospital dos Pequeninos e é incrível ver como este projeto cresceu tanto. É uma experiência que vale mesmo a pena para as crianças”, declarou a apresentadora ao Sapo Lifestyle.
Depois do evento inaugural no Pavilhão do Conhecimento, o Hospital dos Pequeninos foi transferido para o Refeitório dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa, onde estará disponível, até 28 de novembro, para os alunos das escolas que fizeram marcação prévia.
Veja as fotos.
Comentários