Um menino de 11 anos que inventou um programa informático para ensinar a tabuada à irmã, uma escritora de 17 anos com um livro publicado e a criadora de um projeto pioneiro que leva o humor a doentes oncológicos, são os grandes vencedores do concurso promovido pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

 

Casa cheia para a atribuição dos prémios do concurso Jovens Inspiradores, no último sábado dia 25 de Maio. Passaram pelo Auditório Almada Negreiros vários jovens absolutamente inspiradores, mas apenas 3 venceram o concurso.

 

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas promoveu, pelo segundo ano consecutivo, o Concurso Jovens Inspiradores. O desafio foi dar a conhecer a maneira especial como certos jovens inspiram o mundo.

 

Na categoria 10-13 anos, o vencedor foi Francisco Patrício Rodrigues. Com 11 anos, tem sólidas noções de programação que aprendeu com um livro de programação em inglês oferecido pela mãe. Fez um programa para a irmã de 8 anos estudar a tabuada e um de desenho para o irmão de 3. Partilha todos os seus programas no seu blogue (http://dicasvistas.blogspot.pt/). Frequenta o conservatório onde toca trompete. É aluno de quadro de mérito, pratica judo e natação.

 

Na categoria 14-17 anos, a vencedora foi uma escritora com «E» grande! A Inês Ferreira começou a escrever aos 12 anos e aos 16 publicou o seu primeiro livro. Agora, com 17 anos escreve artigos para um jornal.

 

Na categoria 18-23 anos, foi a Marine Antunes a receber o prémio. A Marine, que já enfrentou o cancro, criou o projeto «Cancro com Humor», para ajudar doentes oncológicos a serem mais felizes. Contata todos os dias com doentes oncológicos através do blogue (http://cancrocomhumor.wordpress.com/) e da página de Facebook.

 

 

 

Maria João Pratt

 

Mais informações: http://www.apfn.com.pt/jovensinspiradores/