Sabia que um familiar directo de quem teve um Aneurisma da Aorta Abdominal tem duas a três vezes maior probabilidade de desenvolver a doença?
Nesse sentido, o Hospital de Santa Marta promove no próximo dia 22 de Janeiro, no Edifício de Consulta Externa, o I Encontro dos Doentes Tratados aos Aneurismas da Aorta Abdominal e Familiares para sensibilizar doentes e os seus familiares directos para esta doença silenciosa e fatal que tem tratamento eficaz, se for diagnosticada atempadamente, através de uma simples ecografia abdominal.
Esta iniciativa inédita em Portugal tem como objectivo a sensibilização, sobretudo de homens, com mais de 50 anos, fumadores ou ex-fumadores, para a importância de realizar anualmente exames para o diagnóstico precoce da doença.
Por outro lado, pretende-se que esta iniciativa proporcione uma plataforma de diálogo e troca de experiências entre especialistas e utentes para desmistificar possíveis dúvidas e receios acerca dos aneurismas da aorta abdominal.
Estima-se que 80 milhões de pessoas, na Europa, com 60 ou mais anos, estejam em risco de ter um aneurisma da aorta abdominal.
19 de Janeiro de 2011