As notas dos alunos do ensino secundário nos exames nacionais de 2019 subiram em relação ao ano anterior e as raparigas voltaram a ter melhores desempenhos, segundo uma análise realizada pela Lusa tendo por base dados solicitados ao Ministério de Educação.

As alunas tiveram uma média de 11,27 valores nos exames enquanto os rapazes tiveram 11 valores, o que representa uma melhoria de cerca de duas décimas em ambos os casos em relação ao ano anterior.

Também na avaliação feita pelo professor ao trabalho do aluno ao longo do ano (classificação interna final), as raparigas tiveram mais sucesso, já que a média de todas as notas foi de 14,1 valores enquanto a média dos rapazes foi de 13,6 valores.

A classificação interna foi, sempre, mais alta do que os resultados dos exames, à exceção de Matemática B, segundo a análise da Lusa que teve em conta as 17 disciplinas com mais provas realizadas.

Tanto rapazes como raparigas conseguiram ter melhores resultados nos exames de Matemática B do que na nota atribuída pelo trabalho feito ao longo do ano em sala de aula: elas subiram, em média, 1,2 valores e eles 0,6 valores.

Esta foi precisamente a disciplina em que as raparigas mais se destacaram nos exames, obtendo 15,06 valores contra 13,86 valores dos rapazes. As alunas também tiveram menos dificuldades a Matemática A e a Desenho A.

Já os rapazes saíram-se muito melhor no exame de Inglês (média de 13,10 valores), contra uma média negativa das raparigas (9,63 valores).

No ano passado, a única disciplina em que tanto alunos como alunas obtiveram média negativa foi Filosofia: as raparigas tiveram 9,40 e os rapazes 9,95.

Os alunos “chumbaram” também a Literatura Portuguesa e Física e Química A.

A nível geral, as notas subiram e aumentou o número de escolas com positiva: das 514 escolas em análise, 410 tiveram uma média positiva e 104 obtiveram negativa.

Matemática B, Desenho A, Espanhol e Geometria Descritiva A lideraram a lista das médias positivas.

Entre as disciplinas com mais exames realizados, destacou-se Português, em que a média das mais de 55 mil provas foi de 11,84 valores, seguindo-se os mais de 33 mil exames de Matemática A, com uma média de 11,52 valores, e Física e Química A, com 10,04 valores.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.