Os pais querem, para os seus filhos, a melhor educação possível. Esta preocupação começa com a escola e parece estar a dar resultado. Pelo menos, para 64% dos inquiridos do Observador Cetelem Regresso às Aulas, que classificam o desempenho escolar dos seus filhos como “Bom”.
Perante esta perceção que os pais têm do percurso escolar dos filhos, seja para potenciar os bons resultados já obtidos, seja para melhorar as notas e os conhecimentos dos educandos, importa perceber qual a estratégia para o ano letivo que agora começa. E de acordo com o Observador Cetelem Regresso às Aulas 2018, 38% dos inquiridos com filhos em idade escolar deverão recorrer às mais variadas formas de apoio pedagógico adicional.
Entre estes, 16% consideram optar pelos ATL, um forte incremento em comparação a 2017, quando apenas 9% dos pais consideraram optar por este formato. Também os centros de estudo angariam algumas preferências, com 11% das respostas a ir nesse sentido (mais 8 pontos percentuais que no último ano).
O recurso a familiares é mencionado por 6%, uma descida em comparação com os valores do ano passado (11%); por fim, as explicações particulares passam de um valor residual no ano transato (1%) para 5% em 2018.
Já para 55% dos participantes não será necessário recorrer a qualquer auxílio externo para apoiar os filhos nos estudos, um aumento de 10 pontos percentuais face ao registado em 2017.
Podemos ainda concluir, com estes números, que aumentou significativamente o número de inquiridos que sabe exatamente aquilo que quer, isto pela análise dos que escolheram a opção “não sei” em 2017 (31%) e em 2018 (apenas 7%).
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