Trata-se de um livro didático, desenvolvido para um público maioritariamente infantil, que tem como objetivo promover a literacia financeira nos mais jovens. O método de poupança em que o livro se baseia assenta em três conceitos chave: Gastar, poupar, ajudar - são as palavras de ordem para esta missão.

"O Doutor Finanças nasceu para ajudar os portugueses a gerirem melhor a sua saúde financeira. Uma das grandes componentes da nossa ação encontra-se intimamente ligada à disponibilização de informação e ferramentas que oferecemos gratuitamente a todos, para que possam gerira melhor as suas finanças pessoais", comenta Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças.

"Acreditamos que a literacia financeira deverá entrar nas nossas vidas o mais cedo possível, pois isso vai ajudar-nos seguramente a tomar melhores opções no futuro. Este livro, cuja ideia de conceção surgiu o ano passado, é um exemplo concreto da nossa vontade de fazer chegar estas ideias a um público cada vez mais jovem e desta forma criar o bichinho da poupança desde cedo nas nossas vidas", acrescenta.

"Doutor Finanças e a Bata Mágica" foi desenvolvido inteiramente a nível interno, pela empresa, desde a conceção da história até à ilustração, passando pela paginação e opções de produção do mesmo.

Doutor Finanças lança livro infantil para promover hábitos de poupança nas crianças
Livro fica disponível para aquisição a partir de 31 de outubro créditos: Direitos Reservados

Com textos de Adriana Cabrita e ilustrações de Rita Duque, o livro encontra-se inteiramente desenvolvido para crianças dos 6 aos 10 anos. Integrados na história, existem exercícios práticos mais orientados para crianças dos 6 aos 8 anos com um caráter mais visual e simbólico. As crianças mais velhas terão na leitura da história um desafio adicional que lhes permite um envolvimento total com esta aventura. No final do livro existe ainda a possibilidade de montar 3 mealheiros que vão permitir pôr em prática as ideias de poupança abordadas ao longo da história.

Paralelamente, o livro foi criado tendo por base uma forte componente de responsabilidade social. "O nosso objetivo é que o livro chegue ao máximo de pessoas e crianças possível. Contudo, não o vemos como uma fonte de rendimento ou um produto. O livro tem para nós uma dimensão totalmente solidária", diz o responsável.

Desta forma, o valor das receitas do livro reverterá a favor de ações de responsabilidade social que possam ajudar a mudar a vida das crianças mais carenciadas, quer seja no apoio a instituições que atuem ao nível da educação, ao nível da saúde ou até mesmo no acolhimento e proteção de crianças.

O objetivo da empresa especialista em finanças pessoais e familiares é desenvolver estas ações solidárias ao longo do ano.

O livro estará disponível a partir do próximo dia 31 de outubro, podendo ser adquirido por 9,99 euros (PVP) em centenas de pontos de venda a nível nacional, nomeadamente nas Lojas Pingo Doce com zona de livraria, em todos postos CTT com espaço de promoção e ainda no site Wook.pt.