Trata-se de um livro didático, desenvolvido para um público maioritariamente infantil, que tem como objetivo promover a literacia financeira nos mais jovens. O método de poupança em que o livro se baseia assenta em três conceitos chave: Gastar, poupar, ajudar - são as palavras de ordem para esta missão.

"O Doutor Finanças nasceu para ajudar os portugueses a gerirem melhor a sua saúde financeira. Uma das grandes componentes da nossa ação encontra-se intimamente ligada à disponibilização de informação e ferramentas que oferecemos gratuitamente a todos, para que possam gerira melhor as suas finanças pessoais", comenta Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças.

"Acreditamos que a literacia financeira deverá entrar nas nossas vidas o mais cedo possível, pois isso vai ajudar-nos seguramente a tomar melhores opções no futuro. Este livro, cuja ideia de conceção surgiu o ano passado, é um exemplo concreto da nossa vontade de fazer chegar estas ideias a um público cada vez mais jovem e desta forma criar o bichinho da poupança desde cedo nas nossas vidas", acrescenta.

"Doutor Finanças e a Bata Mágica" foi desenvolvido inteiramente a nível interno, pela empresa, desde a conceção da história até à ilustração, passando pela paginação e opções de produção do mesmo.

Doutor Finanças lança livro infantil para promover hábitos de poupança nas crianças
Doutor Finanças lança livro infantil para promover hábitos de poupança nas crianças Livro fica disponível para aquisição a partir de 31 de outubro créditos: Direitos Reservados

Com textos de Adriana Cabrita e ilustrações de Rita Duque, o livro encontra-se inteiramente desenvolvido para crianças dos 6 aos 10 anos. Integrados na história, existem exercícios práticos mais orientados para crianças dos 6 aos 8 anos com um caráter mais visual e simbólico. As crianças mais velhas terão na leitura da história um desafio adicional que lhes permite um envolvimento total com esta aventura. No final do livro existe ainda a possibilidade de montar 3 mealheiros que vão permitir pôr em prática as ideias de poupança abordadas ao longo da história.

Paralelamente, o livro foi criado tendo por base uma forte componente de responsabilidade social. "O nosso objetivo é que o livro chegue ao máximo de pessoas e crianças possível. Contudo, não o vemos como uma fonte de rendimento ou um produto. O livro tem para nós uma dimensão totalmente solidária", diz o responsável.

Desta forma, o valor das receitas do livro reverterá a favor de ações de responsabilidade social que possam ajudar a mudar a vida das crianças mais carenciadas, quer seja no apoio a instituições que atuem ao nível da educação, ao nível da saúde ou até mesmo no acolhimento e proteção de crianças.

O objetivo da empresa especialista em finanças pessoais e familiares é desenvolver estas ações solidárias ao longo do ano.

O livro estará disponível a partir do próximo dia 31 de outubro, podendo ser adquirido por 9,99 euros (PVP) em centenas de pontos de venda a nível nacional, nomeadamente nas Lojas Pingo Doce com zona de livraria, em todos postos CTT com espaço de promoção e ainda no site Wook.pt.