Dez dos 14 atores são crianças e jovens dos seis aos 15 anos e vão estrear a peça no sábado, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, às 17:00.

A peça é uma "adaptação de um livro do escritor belga Éric-Emmanuel Schmitt, que trata a questão da morte", através de um rapaz, de nome Óscar, que se encontra hospitalizado e que recebe a notícia "de que a sua situação não tem grande solução médica", disse à agência Lusa o encenador, João Paulo Janicas.

Óscar conhece a "senhora de cor-de-rosa", voluntária no hospital, surgindo uma relação entre as duas personagens que procura "dar dignidade e sentido" à situação do rapaz de dez anos, explanou.

"Abordamos a relação com os outros e esses outros também incluem a divindade", acrescentou João Paulo Janicas, sublinhando que a mensagem mais vincada ao longo da peça é a importância de "ninguém morrer sozinho".

Segundo a nota de encenação da peça, o projeto agarra numa "história difícil", que é ao mesmo tempo "um hino de humanidade, uma chamada de atenção radical para a importância de bem viver, da coragem, da autenticidade e da escolha".

O encenador realçou que a grande virtude da obra de Éric-Emmanuel Schmitt é introduzir comicidade e humor num "tema que é pesado", havendo também um sentido pedagógico no espetáculo.

A peça que envolveu o projeto Júnior da Bonifrates contou também com uma parceria com o Hospital Pediátrico de Coimbra, que consistiu na realização de atividades dramáticas dos atores com crianças e jovens internados e uma sessão de informação dinamizada pelo enfermeiro-chefe do hospital com o elenco do espetáculo, entre outras iniciativas.

Para além da data de estreia, há ainda representações a 05, 11 e 19 de março, no teatro-estúdio da Bonifrates, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra.

A peça tem uma duração de uma hora e 20 minutos e é dirigida para o público jovem e adulto.

O preço dos bilhetes custa entre três e sete euros.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.